A Yamaha aprovou a produção do compacto Motiv, desenvolvido pelo famoso designer Gordon Murray, “pai” do McLaren F1. A ideia é que o carro comece a ser comercializado a partir de 2019.
Segundo uma publicação japonesa, a Yamaha estaria disposta a gastar dezenas de milhares de ienes para construir uma fábrica na Europa, mercado onde o Smart e outros modelos de pequenas dimensões fazem sucesso. As vendas no Japão e em outros países da Ásia não estão descartadas.
O Motiv será oferecido em versões a gasolina e elétrico. O motor a combustão é um 1.0 de três cilindros que deve render entre 70 cv e 80 cv. A transmissão será automatizada de dupla embreagem com seis velocidades. Já o motor elétrico de 33 cv e tem autonomia de 161 km. Para carregá-lo, basta plugar um cabo em uma tomada comum por três horas.
Com a Yamaha, Murray passou a ter um parceiro com recursos para colocar seu projeto inovador de produção, chamado iStream, em prática. O processo consiste em usar quadros tubulares de aço simples ligados a painéis compostos leves, oferecendo rigidez estrutural e segurança com o menor peso possível. O carro das fotos desta galeria é o conceito Motiv.e, apresentado no Salão de Tóquio em 2013 e que servirá de base para a versão de produção.