Mostrado no Salão de São Paulo, no fim do ano passado, o modelo elétrico IEV é a aposta da JAC para mostrar ao mundo, e também aos brasileiros, que seus veículos têm tecnologia de ponta. Baseado no J3 Turin, o veículo não está à venda no País, mas a marca trouxe algumas unidades que, de vez em quando, podem ser vistas “desfilando” nas ruas da capital.
O motor elétrico é alimentado por baterias de lítio. São 42 kw, cerca de 57 cv e autonomia de até 170 km. O torque de 17,3 mkgf é entregue de modo instantâneo e a velocidade não passa dos 100 km/h.
A rotina com um veículo elétrico é peculiar. O condutor tem de se acostumar a recarregá-lo com mais frequência do que para em um posto de gasolina. Em uma tomada convencional de 220 volts, são 12 horas para a recarga completa da bateria. No modo rápido, auxiliado por uma espécie de poste portátil, são seis.
Ao dar a partida, é tanto silêncio que a luz verde no painel com a palavra “ready” (pronto, em português) é o único sinal de que o carro está ligado. Ao colocar a alavanca do câmbio na posição Drive e pisar no pedal do acelerador, o ponteiro no lado esquerdo do painel já mostra quanta energia a bateria ainda tem. Do lado direito, um mostrador exibe o consumo instantâneo do carro, que se mostra como boa opção para circuitos urbanos.
Em termos de dirigibilidade, os “contras” são os mesmos do J3 a gasolina. A direção é extremamente leve, mesmo em altas velocidades. Falta também precisão no sistema, que apresenta leve folga.
Outro “pênalti” é a falta de um sistema de recuperação de energia a partir das frenagens, disponível no e6, da também chinesa BYD, por exemplo. O recurso ajudaria a elevar a autonomia do JAC elétrico, que não deverá ser vendido no País.
FICHA TÉCNICA
Motor: Elétrico sincronizado com rotor
Câmbio: Automático, uma marcha
Potência: 42 kW (57 cv)
Torque: 17,3 mkgf
Velocidade máxima: 100 km/h
Autonomia: 170 km
Tempo de recarga: 12 horas (direto na tomada)