Você está lendo...
Pateta com raiva no trânsito faz 65 anos
Notícias

Pateta com raiva no trânsito faz 65 anos

Animação da Disney que mostra os maus hábitos no trânsito foi lançada em 30 de junho de 1950

12 de mar, 2015 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Pateta com raiva no trânsito faz 65 anos
Mr. Wheeler em seu momento de fúria

Diariamente surgem vídeos na internet com os chamados “road rage”, pessoas transtornadas a bordo de seus veículos que causam confusão e até acidentes graves. Esse comportamento inadequado no trânsito muitas vezes é atribuído ao estresse da vida moderna, causado pelo dia a dia de quem circula nos angustiantes engarrafamentos das grandes cidades. Mas não é bem assim.

O primeiro registro desse tipo de atitude condenável completará 65 anos no dia 30 de junho. Trata-se do desenho Motor Mania, criado pelos Estúdios Diney, que mostra o pacato Mr. Walker (pedestre), vivido pelo personagem Pateta, se transformar no odioso Mr. Wheeler (rodante, ou motorista) assim que dá a partida no motor de seu carro.

Publicidade


Com narração em off bastante cínica, o desenho de pouco mais de seis minutos foi dirigido por Jack Kinney (o mesmo de Dumbo e Pinóquio, entre outros) e mostra diversos maus hábitos ao volante, como não respeitar os pedestres, negar passagem a outros motoristas e até participar de rachas. Tudo isso em 1950, ano em que a quantidade de veículos nas ruas, mesmo nos EUA, onde a história se passa, era muito menor do que hoje.

De acordo com a psiquiatra Mariane Caiado, o carro pode despertar um sentimento de poder em alguém que já tenha personalidade controversa. “Por se sentir seguro dentro do automóvel e um tanto anônimo, o motorista com algum transtorno deixa fluir seu caráter agressivo e narcisista, prejudicando a coletividade do trânsito”, afirma.


No desenho, Pateta dirige um Lincoln Zephyr, como o da foto acima. Esse modelo foi produzido de novembro de 1935 até o fim de 1940 na fábrica da marca, que pertencia à Ford, em Detroit. Seu motor de 4,3 cm³ e 110 hp de potência tinha ronco bem grave. O conversível chegava a 140 km/h e no primeiro ano de vendas, somou 15 mil emplacamentos, o que representava 80% do volume total da Lincoln.

ATUALIZADA EM 12/3 ÀS 17H20

Relembre o famoso desenho da Disney:


Deixe sua opinião