
O site oficial da Jeep avisa ao visitante: faltam 27 dias para o lançamento do Renegade. O modelo é uma das estreias mais importantes do ano para o mercado brasileiro e terá opção de motor 1.8 flexível ou 2.0 turbodiesel, câmbio automático de seis ou nove marchas e tração 4×2 ou 4X4. Para promover o lançamento, a montadora oferece brindes para os mil primeiros compradores, que podem escolher entre barras transversais, porta-objetos flexível, geladeira portátil ou protetor de banco para animais.
A produção já começou. Nacional, ele é o primeiro veículo a sair da nova fábrica da Fiat (proprietária da Jeep) na cidade de Goiana, em Pernambuco. A apresentação da versão brasileira ao público ocorreu em outubro do ano passado, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Enquanto o dia 10 de abril não chega, o Jornal do Carro selecionou 10 coisas que você precisa saber sobre o Renegade.
Confira:
1º É o primeiro utilitário compacto nacional com motor a diesel
Fabricado na Itália, o propulsor rende 170 cv e tem torque máximo de 35,7 mkgf. É acompanhado pelo câmbio automático de nove velocidades. A Jeep informa que com o motor a diesel, o jipinho tem autonomia média de 950 km.
2º É o primeiro veículo nacional com câmbio automático de nove marchas
A transmissão é a mesma do Jeep Cherokee, que acaba de chegar às lojas em sua quinta geração. O equipamento promete realizar trocas suaves e ajudar na economia de combustível.
3º Divide plataforma com a futura picape média da Fiat
A base, que é também a do 500X, dará origem à primeira picape média da Fiat, que será produzida, assim como o Jeep, em Goiana. O modelo da marca italiana deve chegar às concessionárias até o fim deste ano.
4º Inaugurou a produção de veículos da fábrica da Fiat em Goiana
As primeiras unidades do jipinho saíram da linha de montagem em fevereiro passado. Até a data, 250 exemplares pré-serie haviam sido fabricadas e usadas para testes no País. A capacidade da planta é de 250 mil veículos por ano.
5º Herdou motor flexível 1.8 da linha Fiat
A propulsor E-Torq passou por atualizações, mas é o mesmo de modelos como Bravo, Strada e Linea, entre outros. O 1.8 de quatro cilindros flexível tem 130 com gasolina e 132 cv com 100% de etanol no tanque.
6º É um veículo global
O utilitário já está sendo produzido na Itália, para atender o resto da Europa, Oriente Médio, África e América do Norte. A produção nacional abastecerá o mercado local e o latino-americano.
7º Versões mudam de nome conforme o mercado
No Brasil, as versões disponíveis no configurador são Sport, Longitude e Trailhawk. Já nos Estados Unidos, as opções são Sport, Latitude, Limited e Trailhawk.
8º Quer brigar pela liderança do segmento
O objetivo da montadora é comercializar 50 mil unidades do Renegade até o final do ano no Brasil. Isso o colocaria na briga direta com o Ford EcoSport pela liderança do segmento, que tem ainda Chevrolet Tracker e Renault Duster (que em breve chega às lojas reestilizado), além de modelos chineses. O Honda HR-V estará nas concessionárias no dia 20 e o Peugeot 2008, até o fim do semestre.
9º Tem referências da marca Jeep espalhadas pela carroceria
Uma das partes que mais chama a atenção no Renegade é a riqueza de detalhes no acabamento do jipinho. A Jeep espalhou vários “lembretes” pelo carro que remetem à história da marca. As tradicionais sete barras estão nos faróis, lanternas e em peças como os alto-falantes. Na moldura do sistema de som há a inscrição “Since 1941”, em referência à data de fundação da Jeep.
10º Foi eleito o carro mais importante do Salão de São Paulo
Durante a mostra de veículos que ocorreu em outubro do ano passado, o utilitário-esportivo foi escolhido por 17 dos 22 profissionais de comunicação consultados pelo Jornal do Carro – dos quais 14 são integrantes da equipe do Estadão que atuou na cobertura do evento e oito representam outros conceituados veículos do País. Segundo os “jurados”, as principais razões para a vitória do Renegade são o fato de o utilitário prometer preço competitivo (cerca de R$ 65 mil) e ter real aptidão para uso no fora de estrada, além de versões com motor a diesel e tração 4×4.
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade
Jeep Renegade