Dez fatos importantes sobre o Jeep Renegade

Modelo produzido em Pernambuco chegará às concessionárias da Jeep no País no dia 10 de abril

Por 14 de mar, 2015 · 8m de leitura.

O site oficial da Jeep avisa ao visitante: faltam 27 dias para o lançamento do Renegade. O modelo é uma das estreias mais importantes do ano para o mercado brasileiro e terá opção de motor 1.8 flexível ou 2.0 turbodiesel, câmbio automático de seis ou nove marchas e tração 4×2 ou 4X4. Para promover o lançamento, a montadora oferece brindes para os mil primeiros compradores, que podem escolher entre barras transversais, porta-objetos flexível, geladeira portátil ou protetor de banco para animais.

A produção já começou. Nacional, ele é o primeiro veículo a sair da nova fábrica da Fiat (proprietária da Jeep) na cidade de Goiana, em Pernambuco. A apresentação da versão brasileira ao público ocorreu em outubro do ano passado, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Enquanto o dia 10 de abril não chega, o Jornal do Carro selecionou 10 coisas que você precisa saber sobre o Renegade.


Confira:

1º É o primeiro utilitário compacto nacional com motor a diesel

Fabricado na Itália, o propulsor rende 170 cv e tem torque máximo de 35,7 mkgf. É acompanhado pelo câmbio automático de nove velocidades. A Jeep informa que com o motor a diesel, o jipinho tem autonomia média de 950 km.


2º É o primeiro veículo nacional com câmbio automático de nove marchas

A transmissão é a mesma do Jeep Cherokee, que acaba de chegar às lojas em sua quinta geração. O equipamento promete realizar trocas suaves e ajudar na economia de combustível.

3º Divide plataforma com a futura picape média da Fiat


A base, que é também a do 500X, dará origem à primeira picape média da Fiat, que será produzida, assim como o Jeep, em Goiana. O modelo da marca italiana deve chegar às concessionárias até o fim deste ano.

4º Inaugurou a produção de veículos da fábrica da Fiat em Goiana

As primeiras unidades do jipinho saíram da linha de montagem em fevereiro passado. Até a data, 250 exemplares pré-serie haviam sido fabricadas e usadas para testes no País. A capacidade da planta é de 250 mil veículos por ano.


5º Herdou motor flexível 1.8 da linha Fiat

A propulsor E-Torq passou por atualizações, mas é o mesmo de modelos como Bravo, Strada e Linea, entre outros. O 1.8 de quatro cilindros flexível tem 130 com gasolina e 132 cv com 100% de etanol no tanque.

6º É um veículo global


O utilitário já está sendo produzido na Itália, para atender o resto da Europa, Oriente Médio, África e América do Norte. A produção nacional abastecerá o mercado local e o latino-americano.

7º Versões mudam de nome conforme o mercado

No Brasil, as versões disponíveis no configurador são Sport, Longitude e Trailhawk. Já nos Estados Unidos, as opções são Sport, Latitude, Limited e Trailhawk.


8º Quer brigar pela liderança do segmento

O objetivo da montadora é comercializar 50 mil unidades do Renegade até o final do ano no Brasil. Isso o colocaria na briga direta com o Ford EcoSport pela liderança do segmento, que tem ainda Chevrolet Tracker e Renault Duster (que em breve chega às lojas reestilizado), além de modelos chineses. O Honda HR-V estará nas concessionárias no dia 20 e o Peugeot 2008, até o fim do semestre.

9º Tem referências da marca Jeep espalhadas pela carroceria


Uma das partes que mais chama a atenção no Renegade é a riqueza de detalhes no acabamento do jipinho. A Jeep espalhou vários “lembretes” pelo carro que remetem à história da marca. As tradicionais sete barras estão nos faróis, lanternas e em peças como os alto-falantes. Na moldura do sistema de som há a inscrição “Since 1941”, em referência à data de fundação da Jeep.

10º Foi eleito o carro mais importante do Salão de São Paulo

Durante a mostra de veículos que ocorreu em outubro do ano passado, o utilitário-esportivo foi escolhido por 17 dos 22 profissionais de comunicação consultados pelo Jornal do Carro – dos quais 14 são integrantes da equipe do Estadão que atuou na cobertura do evento e oito representam outros conceituados veículos do País. Segundo os “jurados”, as principais razões para a vitória do Renegade são o fato de o utilitário prometer preço competitivo (cerca de R$ 65 mil) e ter real aptidão para uso no fora de estrada, além de versões com motor a diesel e tração 4×4.