Nas redes sociais, as letras “rs” indicam risos, alegria. E é exatamente isso o que os Audi provocam quando ostentam o “RS” (em maiúsculas mesmo) na carroceria – a sigla identifica os carros da divisão de preparação da marca. A velocidade é acompanhada por uma estrondosa trilha sonora, um estampido que sai dos escapamentos quando se pisa firme no acelerador e serve para pôr ordem na estrada e anunciar quem está chegando, como a nova RS6 Avant, cuja estreia no Brasil será em outubro.
Ao volante da perua da Audi, que acaba de receber atualizações no visual, o motorista só ficará nas faixas da direita das Autobahn – estradas alemãs com trechos sem limite de velocidade -, porque a praxe diz que só se deve mudar para a esquerda para fazer ultrapassagens.
Saímos de Munique para uma rápida esticada até a Áustria. E põe rápida nisso! Nosso destino estava a cerca de 160 km, mas, nas boas estradas da Alemanha, isso é quase nada.
Basta apertar o pé direito para o V8 biturbo roncar forte. São 560 cv de potência e um torque brutal de 71,4 mkgf, a partir de 1.750 rpm. Isso quer dizer que quase toda a força fica disponível assim que a agulha do conta-giros começa a se mexer.
O ponteiro do velocímetro sobe rapidamente e só estaciona nos 250 km/h. Há um opcional que libera a perua para chegar aos 280 km/h ou 305 km/h.
Conforme dados da Audi, acelerar de 0 a 100 km/h leva apenas 3,9 segundos. Isso coloca a perua no nível de superesportivos como Porsche e Ferrari, por exemplo. A diferença é que que a RS6 Avant acomoda a família e muita bagagem – o porta-malas tem 565 litros.
Além de acelerar forte, essa Audi comporta-se muito bem em termos de direção, estabilidade e freios. Basta um leve toque no pedal da esquerda para que a RS6 ignore seus 1.950 kg.
O segredo são os enormes discos de cerâmica, visíveis atrás das rodas de 20 polegadas. A perua para tão bem quanto anda.
Tração nas quatro rodas proporciona ótima estabilidade
A suspensão firme e a tração integral Quattro garantem ótima estabilidade à RS6 Avant e aumentam a confiança do motorista. Acomodado no banco esportivo, basta acelerar. Sair da Alemanha, ir até a Áustria e voltar é fácil e rápido: Autobahn e um V8 biturbo são uma combinação perfeita. A primeira você não paga para usar – as estradas do país são livres de pedágio. Já a nova RS6 Avant ainda não teve o preço divulgado (a versão anterior tinha tabela de R$ 590.990). Nem todas as histórias têm final feliz.
FICHA TÉCNICA
Audi RS6 Avant
Motor – 4.0, V8, biturbo, gasolina
Potência (cv) – 560 a 5.700 rpm
Torque (mkgf) – 71,4 a 1.750 rpm
Câmbio – Automático, 8 m.
0 a 100 km/h – 3,9 segundos
Direção – Eletromecânica
Comprimento – 4,9 metros
Porta-malas– 565 litros