Mesmo sendo mais moderno e dono de uma mecânica refinada, o Up! ainda se dá mal por causa do preço alto. Este foi o principal motivo da derrota do VW, na versão High Up!, neste comparativo contra o maior rival, o Uno Attractive 1.0. No gosto do consumidor, o Fiat também leva ampla vantagem; no mês passado, foi o quinto mais vendido. Já o subcompacto novato não ficou nem entre os quinze mais emplacados.
O Uno Attractive 1.0, reestilizado para a linha 2015, parte de R$ 36.330, ante os R$ 39.890 do rival. Os dois têm de série computador de bordo, direção assistida e desembaçador do vidro traseiro. A mais, o Uno oferece ar-condicionado, mas o VW traz ajustes elétricos para espelhos e manual de altura para volante e banco do motorista.
Para o Fiat, os ajustes para volante e banco saem a R$ 1.063, que ainda deixam o preço menor que o do rival. O Uno teve ligeira vantagem na cotação de peças, mas o VW levou a melhor em seguro.
Outra vantagem do Fiat é o visual, que agrada mais que o do Up! por dentro e por fora. Visualmente, o VW é muito simples, além de, na cabine, ter partes de metal à vista nas portas, algo que incomoda. O veterano ainda sobressai ao acomodar melhor quatro adultos.
Rodando. O Up! leva ampla vantagem em movimento. O motor 1.0 três-cilindros tem até 82 cv (com etanol), ante os 75 cv do quatro-cilindros do Uno. De torque, são 10,4 mkgf para o VW, disponíveis mais cedo que os 9,9 mkgf do Fiat. O resultado são arrancadas melhores para o novo hatch.
As relações do câmbio do Up! são mais bem escalonadas, além de ele ter engates mais curtos e justos. O Fiat carece de precisão neste quesito.
No Volkswagen, a direção elétrica é mais precisa e direta que a hidráulica do Uno, que fica leve demais em alta velocidade.
A suspensão mais firme faz com que o Up! se dê muito bem em curvas, mas, em pisos irregulares, ela transfere aos ocupantes os impactos contra o solo. No Uno, o ajuste mole causa efeito contrário; a carroceria rola muito em curvas, mas ele dá mais conforto aos ocupantes.
Para as fotos desta matéria, foi utilizada uma versão White Up!
FIAT UNO
Prós: Preço e espaço
Valor é menor mesmo com opcionais; modelo também é o que acomoda melhor quatro adultos.
Contras: Trem de força
Motor e câmbio do Fiat deixam muito a desejar em qualquer situação, ainda mais se comparado ao conjunto que equipa o Up!
VW UP!
Prós: Mecânica
Desempenho de motor, câmbio e suspensões do Volkswagen está anos-luz à frente do oferecido pela Fiat no Uno.
Contras: Espaço e preço
Com nível de equipamentos semelhante ao do rival, o Up! é bem mais caro. Interior é bastante apertado.
OPINIÃO: Refinamento técnico não vale o preço
Se eu tivesse que optar entre Up! e Uno sem pensar em preço, ficaria com o Volkswagen por causa da parte mecânica mais refinada. Porém, ter de pagar quase R$ 40 mil por um carro que não tem ar-condicionado de série é inviável; a conta não fecha. Além disso, quem for fazer viagens longas com a família, por exemplo, vai sacrificar o conforto dos passageiros de trás. Se achar que o retrovisor elétrico faz falta, desembolse R$ 1.599 no kit Evolution 2 do Uno, que inclui o recurso e sistema de som, entre outros, e continue economizando quase R$ 900.