A estreia mundial do F-Pace, primeiro utilitário-esportivo da Jaguar, ocorrerá em setembro, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha. Foi o que informou o diretor global da marca, Steven de Ploey, à revista inglesa Autocar.
O modelo será a versão definitiva do protótipo C-X17, que foi mostrado também na feira automotiva alemã, mas na edição de 2013. As linhas serão basicamente as mesmas.
Em fase final de desenvolvimento, o F-Pace, cujo nome vem gerando bastante polêmica, tem como base a plataforma do XE, três-volumes que é o novo carro de entrada da marca britânica – feito para concorrer com Audi A4, BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Volvo S60, entre outros. O utilitário também traz muito em comum com o novo XF, apresentado no Salão de Nova York, que abriu as portas ao público nesta sexta-feira.
Outro “irmão” de plataforma é o Discovery Sport, da Land Rover, marca que pertence ao mesmo grupo da Jaguar. Como a produção desse utilitário no Brasil está confirmada e a fabricação do XE, embora não oficializada pela empresa, é dada como certa, há possibilidade de o F-Pace também ser feito na planta que terá inauguração em 2016, em Itatiaia (RJ).
Isso porque o plano da Jaguar Land Rover é produzir três veículos na unidade fluminense. Por terem a mesma plataforma, Discovery Sport, XE e F-Pace fechariam facilmente a equação.
Na Europa, está confirmado que o carro terá, na versão de entrada, o mesmo motor de quatro-cilindro usados por XF e XE. O propulsor é um 2.0 turbo, também disponível no Range Rover Evoque. Nos modelos da linha atual da marca, ele gera 240 cv.
Já o F-Pace S utilizará um 3.0 V6, que entrega 340 cv. Na versão topo de linha, SVR, o propulsor será o mesmo do Range Rover Sport, um V8 de 5 litros que gera 550 cv. Haverá ainda opções a diesel e uma elétrica.
O novo modelo mostra o desenvolvimento de uma tendência mundial inaugurada pela Porsche. A marca, que obteve grande lucratividade com o Cayenne, agora já tem um segundo utilitário-esportivo, o Macan – é com ele que o F-Pace concorrerá.
Na “escola” da montadora alemã, Lamborghini e Maserati, além da Jaguar, lançarão utilitários-esportivos até o fim da década. Essas marcas têm em comum a essência; tradicionalmente, produziam somente carros luxuosos, esportivos ou superesportivos.