Uma estrela inglesa em ascensão, um carro inglês, uma pista na Inglaterra e um recorde batido anteriormente por outro inglês. Antes que você diga que isso é um golpe de marketing orquestrado pela Rainha Elisabeth, há alguns fatos históricos desta quebra do recorde de velocidade na “pista” de Pendine Sands que vão deixar tudo mais claro e divertido.
O recorde anterior, obtido por Sir Malcolm Campbell em um Napier-Campbell Blue Bird, obviamente leva muita desvantagem em relação ao moderno Bentley Continental GT usado por Elba. Mas como os dois têm motor W12, uma característica difícil de ser achada por aí, as coisas ficaram mais parelhas.
Fora isso, após algumas mortes na tentativa de bater o recorde de Sir Malcolm Campbell, a pista de Pendine Sands foi interditada e passou a ser controlada pelo Ministério da Defesa da Inglaterra, impedindo seu uso por civis até 2010. Com isso, a velocidade máxima de 218 km/h perdurou até os dias de hoje, quando foi exterminada pelos 289 km/h do Bentley de Elba. Que, ao que parece, ficou bem felizão.
Bônus: veja fotos do belo Dodge Viper ACR de 645 cv .