Chega neste mês às concessionárias Mitsubishi a linha 2016 do utilitário Outlander, revelada em abril durante o Salão de Nova York. A principal novidade é a introdução de uma versão a diesel, que será vendida no Brasil a R$ 173.990 e passa a ser a opção de topo do modelo.
O visual do carro recebeu intervenções, com destaque para uma faixa cromada que contorna os faróis e desce pelo para-choque até as luzes de neblina, revitalizando a dianteira. Faróis, lanternas, luzes diurnas e piscas dos retrovisores agora são feitos de LEDs.
Bem recheada, a versão Diesel tem os mesmos equipamentos da antiga opção de topo, GT V6, agora vendida a R$ 151.990. O que difere as duas é a motorização: na GT, o propulsor 3.0 a gasolina entrega 240 cv e 31 mkgf de torque, enquanto a novata traz motor 2.2 a diesel de 165 cv, mas que gera 36,7 mkgf.
Ar-condicionado de duas zonas, partida por botão start-stop, câmera de ré, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, teto solar, retrovisor eletrocrômico e ajuste elétrico para o banco do motorista são itens de série.
Por dentro, o acabamento agrada, com bancos de couro e detalhes cromados e em laca tipo preto brilhante. A central multimídia com tela de 7 polegadas é fácil de mexer.
Para cinco ocupantes, o espaço interno é amplo. Já os dois passageiros extras não têm vida fácil. O acesso aos bancos rebatíveis da terceira fileira exige contorcionismos – a solução se presta melhor ao transporte de crianças.
Em movimento, o Outlander Diesel surpreende pelo silêncio, maior do que se espera de um modelo movido a esse combustível. O motor, manso sem ser chocho, oferece respostas sólidas e faz um bom dueto com o câmbio automático, que troca as seis marchas de forma quase imperceptível.
A direção, comunicativa e precisa, fez bonito em nossa avaliação na pista, mostrando que o condutor tem o carro sempre à mão. Nas curvas, o acerto da suspensão, independente nas quatro rodas, transmite firmeza, sem sacrificar o conforto.
Completa o pacote um extenso leque de sistemas de segurança ativa. Além dos habituais controles de estabilidade e tração e assistentes de partida em rampas e frenagem, há alertas de mudança de faixa involuntária e de colisão frontal (que aciona os freios se a velocidade relativa entre o Outlander e o outro veículo ou obstáculo for de até 30 km/h). A nota destoante é o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, difícil de configurar.