Associar peruas e esportividade não é uma coisa nova, mas a BMW não quer embarcar nessa e afirma que não fará uma versão perua do esportivo M3. Em entrevista a publicação holandesa Autovisie, o chefe de desenvolvimento da divisão M, Carsen Pries, afirmou que os rumores sobre a produção do novo modelo “eram boas demais para ser verdade”.
A justificativa para não inserir um quarto modelo a família “M Série 3” é que todos os modelos M devem ter apelo global, e como o mercado de peruas ao redor do mundo é cada vez menor, os custos de desenvolvimento seriam maior que a demanda e o lucro.
O executivo ainda pontuou que o sucesso do modelo ficaria restrito a Europa central, onde as peruas ainda fazem relativo sucesso, mas não repetiriam isso em nenhum local do mundo, já que as peruas vem sendo substituídas pelos utilitários-esportivos e ou monovolumes como carros familiares.
Apesar do pensamento da BMW, suas principais rivais, Audi e Mercedes-Benz pensam diferente, já que a primeira tem duas peruas esportivas à venda, a RS4 Avant e a RS6 Avant, ambas disponíveis no Brasil, e a Mercedes oferece a C63 AMG Estate e a E63 AMG Estate – que não são comercializadas aqui.