A Ford fez um investimento de US$ 220 milhões na fábrica que mantém em Pacheco, na Argentina. O valor será diluído em investimentos na planta durante o ano de 2016, e foi alocado para a produção de novos modelos e desenvolvimento de peças junto a fornecedores locais.
Se a montadora preferiu não divulgar quais seriam os modelos com investimento destinado, o Ministério da Indústria do país vizinho confirmou que são as reestilizações da família Focus e da picape Ranger. Dessa fábrica também sairá a Everest, utilitário-esportivo derivado da picape Ranger.
O primeiro começa a ser produzido agora em junho e chega às lojas do Brasil em julho, após a apresentação no Salão de Buenos Aires, que começa no dia 18 de junho. Ele trará assistente de emergência que liga para o serviço de atendimento médico de urgência 192, o SAMU, em caso de acidente do veículo com acionamento dos air bags ou corte de combustível.
Outras novidades do Focus são o auxílio de estacionamento, sistema de assistência de frenagem e o Sync AppLink, que permite acessar aplicativos de smartphones por comandos de voz e obter vários tipos de serviço e informações, desde músicas e programação de cinema a reservas de estacionamento.
A Ranger, que também trará nova dianteira, teve suspensão e a direção elétrica revisadas e sistema de tração 4×4 com caixa de transferência controlada eletronicamente, o que permitiu aumentar a capacidade de reboque para 3.500 kg.
Entre as novidades na lista de equipamentos estão a segunda geração do sistema de entretenimento e informação Sync, com tela de oito polegadas sensível ao toque, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa, assistente de partida em rampa e sistema de frenagem de emergência.