A ZF revelou na Alemanha um conceito que faz parte de uma série de tecnologias que a empresa vem desenvolvendo para carros autônomos. Batizado de Smart Urban Vehicle, o protótipo foi concebido usando a base de um Opel Agila.
Com modificações pesadas, como na suspensão dianteira, onde o eixo pode esterçar em até 75º, o conceito permite estacionar o modelo em vagas apertadas, sejam na transversal ou paralelas.
O protótipo de suspensão McPherson, com semi-eixos ligando rodas à coluna de direção, foi substituído por um formado por uma peça única, onde as rodas estão ligadas. Outras mudanças foram as aberturas maiores nas caixas de roda para permitir a virada e a direção elétrica com uma relação diferente, o que permite chegar ao ângulo superior de esterçamento.
A empresa trabalha com conceitos que trazem dois motores elétricos no eixo traseiro ou um motor elétrico no eixo dianteiro. A potência é de 54 cv e a velocidade máxima permitida é de até 150 km/h.
O modelo conta ainda com outros sistemas que a empresa desenvolve, mas que já estão no mercado por outras marcas, como o que permite estacionar o carro usando um relógio inteligente ou um smartphone e o PreVision Cloud.
O primeiro permite estacionar ou retirar o veículo de vagas apertadas, além de ligar/desligar e trancar o veículo pelo smartphone ou relógio inteligente. Já o PreVision Cloud, usa informações de GPS de outros carros e do seu, além de coordenadas de sensores do próprio carro, para estimar o caminho e fazê-lo economizar a energia elétrica, com uma condução otimizada.
Em um percurso usual, ele vai guardar as coordenadas e saber que mesmo que o motorista esteja acelerando quando chega perto de uma curva, vai reduzir a potência sem utilizar os freios para evitar perda de energia, tornando a condução o mais eficiente possível.