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Sambódromo de SP tem ‘Noite do Opala’
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Sambódromo de SP tem ‘Noite do Opala’

Exposição organizada pelo Auto Show Collection terá modelos fabricados desde 1969 até 1992

13 de jul, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Sambódromo de SP tem 'Noite do Opala'
O sambódromo de São Paulo receberá a Noite do Opala na próxima terça-feira (14). O evento, organizado pelo Auto Show Collection, reunirá uma exposição de modelos antigos originais, desde os primeiros fabricados em 1969 até 1992.A novidade deste ano será a exposição de Opalas de corrida, que irão competir na Old Stock Race, nova categoria que reúne veículos antigos nos principais circuitos brasileiros.

Às 21h15 um desfile na pista do sambódromo contará a trajetória do Opala em suas inúmeras versões. Também farão parte do desfile os modelos construídos ou equipados com os motores de quatro ou seis cilindros usados no Opala como a pick-up C-10 ou a Veraneio.

Além do evento temático, o encontro terá uma exposição de veículos antigos, área para carros mexidos e customizados e outras atrações como o mercado de peças, área de compra e venda de veículos, área de modelismo e praça de alimentação.

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Serviço:
Auto Show Collection

Local: Sambódromo de SP
Av. Olavo Fontoura, 1209 (entrada pelo portão 23)
Toda terça das 18h às 23h

Preços: Carro visitante R$ 38; Carro antigo com placa preta R$ 25; Motocicleta R$ 20; Passageiro no carro além do motorista +R$ 7; Pedestre R$ 15 (meia Entrada para Crianças de 07 a 12 anos, pessoas com necessidades especiais de locomoção e idosos)


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.