Com os preços de carros novos relativamente elevados em algumas categorias, a opção mais viável para se ter um carro interessante é recorrer aos semi-novos, que apresentam melhor custo/benefício. No entanto, ao se desistir do zero quilômetro e partir para um usado, o leque de opções se abre infinitamente.
Selecionamos algumas opções interessantes, e nem sempre óbvias, com preços girando entre R$ 40 e R$ 100 mil que podem ao menos servir de ponto de partida para a busca pelo semi-novo que melhor se adeque a bolsos e gostos diferentes.
É claro que os custos de manutenção serão mais altos do que modelos mais novos, mas a economia na hora da compra em primeiro lugar pode amortizar algum conserto que precise ser feito ao longo do caminho. Além disso, o estado de conservação de cada unidade pode ser crucial. Por isso, mesmo modelos com fama de duráveis podem se transformar em verdadeiras “bombas” quando mal cuidados. E carros conhecidos por alguma fragilidade, podem passar anos precisando apenas de cuidados básicos. Portanto, atenção e boas compras.
ctv-9ow-b52736ba-1034-490a-a3da-3bf630dba91a-630x386
1) Fiat 500: O pequenino Fiat chegou ao País em 2009 vindo da Polônia e preço elevado. Mas em 2011, o modelinho ganhou cidadania mexicana, mais versões e motores flexíveis. Ótimo para cidades grandes, as melhores opções são Lounge e Sport Air, com motor de até 105 cv e câmbio manual. Unidades fabricadas entre 2011 e 2012 custam cerca de R$ 42 mil. Há versão automática, mais confortável, mas com reações bem mais lentas. Já os 500 Cult, de entrada, são valentes, mas não têm a agilidade que a proposta e o visual pedem para o pequeno compacto.
ctv-e15-fiat-500-brasil-rio-de-janeiro-g
O pequenino Fiat chegou ao País em 2009 vindo da Polônia e preço elevado. Mas em 2011, o modelinho ganhou cidadania mexicana, mais versões e motores flexíveis. Ótimo para cidades grandes, as melhores opções são Lounge e Sport Air, com motor de até 105 cv e câmbio manual. Unidades fabricadas entre 2011 e 2012 custam cerca de R$ 42 mil. Há versão automática, mais confortável, mas com reações bem mais lentas. Já os 500 Cult, de entrada, são valentes, mas não têm a agilidade que a proposta e o visual pedem para o pequeno compacto.
ctv-3l9-8
2) Ford Focus: O hatch argentino tem uma legião de fãs desde a primeira geração, que chegou ao Brasil ainda em 2001. Mas é na segunda fase que estã um dos pacotes mais interessantes. As últimas unidades da geração anterior, fabricada até 2013, têm valores interessantes até mesmo para as versões de topo Titanium, que não ultrapassa os R$ 45 mil. Ar-condicionado digital, teto solar e até partida por botão com chave presencial são equipamentos de série de hatch e sedã. Além disso, um belo 2.0 e 145 cv e uma dinâmica digna de nota são pontos altos de um modelo discreto, mas muito competente.
ctv-ivm-2
O hatch argentino tem uma legião de fãs desde a primeira geração, que chegou ao Brasil ainda em 2001. Mas é na segunda fase que estã um dos pacotes mais interessantes. As últimas unidades da geração anterior, fabricada até 2013, têm valores interessantes até mesmo para as versões de topo Titanium, que não ultrapassa os R$ 45 mil. Ar-condicionado digital, teto solar e até partida por botão com chave presencial são equipamentos de série de hatch e sedã. Além disso, um belo 2.0 e 145 cv e uma dinâmica digna de nota são pontos altos de um modelo discreto, mas muito competente.
ctv-lrc-toyota-camry-2007-2
3) Toyota Camry: Para quem procura um sedã grande, confortável, espaçoso e tradicional, o Camry é uma boa pedida. O modelo é importado em pequenas quantidades para o País, o que lhe dá um certo ar de exclusividade frente a concorrentes com o Ford Fusion. Além disso, por cerca de R$ 60 mil, é possível encontrar unidades fabricadas entre 2010 e 2012, com motor V6 de 3.5 litros e muita madeira e couro no interior. Basicamente um Corolla "gigante". Junto, o emblema Toyota garante boa durabilidade e oferta de peças em caso de problemas.
ctv-qgl-2010 toyota camry le 002 8904
Para quem procura um sedã grande, confortável, espaçoso e tradicional, o Camry é uma boa pedida. O modelo é importado em pequenas quantidades para o País, o que lhe dá um certo ar de exclusividade frente a concorrentes com o Ford Fusion. Além disso, por cerca de R$ 60 mil, é possível encontrar unidades fabricadas entre 2010 e 2012, com motor V6 de 3.5 litros e muita madeira e couro no interior. Basicamente um Corolla "gigante". Junto, o emblema Toyota garante boa durabilidade e oferta de peças em caso de problemas.
ctv-mll-2009-land-rover-discovery-3
4) Land Rover Discovery 3: O grandalhão inglês ainda impõe respeito na rua e é extremamente confortável e seguro. A oferta de opções é grande, com motores a gasolina e diesel, V6 e até V8 e preços entre R$ 70 mil e R$ 100 mil de unidades fabricadas entre 2005 e 2009. Pode não ser muito ágil ou compacto, mas é definitivamente um tanque para levar as crianças à escola.
ctv-lev-land rover-discovery iii mp29 pic 93638
O grandalhão inglês ainda impõe respeito na rua e é extremamente confortável e seguro. A oferta de opções é grande, com motores a gasolina e diesel, V6 e até V8 e preços entre R$ 70 mil e R$ 100 mil de unidades fabricadas entre 2005 e 2009. Pode não ser muito ágil ou compacto, mas é definitivamente um tanque para levar as crianças à escola.
ctv-y63-2007-nissan-murano-suv image-014-1600
5) Nissan Murano: O jipão japonês bem que poderia ser mais conhecido. O design marcante chama atenção, assim como porte imponente. No entanto, vieram poucas unidades em 2007, único ano que a Nissan trouxe o modelo, o que faz dele um bocado exclusivo. Já o preço, na casa dos R$ 60 mil, está na faixa de mais mundanos Ford EcoSport ou Renault Duster em suas versões básicas. O Murano se move graças a um V6 de 3.5 litros e câmbio CVT.
ctv-7n9-2007-nissan-murano-04-1600x1200
O jipão japonês bem que poderia ser mais conhecido. O design marcante chama atenção, assim como porte imponente. No entanto, vieram poucas unidades em 2007, único ano que a Nissan trouxe o modelo, o que faz dele um bocado exclusivo. Já o preço, na casa dos R$ 60 mil, está na faixa de mais mundanos Ford EcoSport ou Renault Duster em suas versões básicas. O Murano se move graças a um V6 de 3.5 litros e câmbio CVT.