Na linha 2016 do brasileiro Mitsubishi Lancer, a novidade é a versão HLE, intermediária entre as automáticas HL e GT. Com preço de R$ 85.490, ela se destaca pelo conforto ao volante e o acabamento caprichado. Peca, porém, na falta de emoção, provocada, principalmente, pelo câmbio CVT. Em resumo, é um sedã médio na média.
Os números do motor estão dentro do esperado para um 2.0 16V. Só a gasolina, tem 160 cv e 20,1 mkgf. Em velocidade constante, se destaca pelo baixo nível de ruído. Assim, oferece conforto para rodar nas estradas, por exemplo, até porque só vai bem nas retomadas leves, em que se pisa com moderação no acelerador. Neste caso, o câmbio cumpre seu papel, e sem nenhum tranco.
Se for necessário retomar velocidade com mais vigor, a situação muda. O Lancer não é dos mais espertos, pois o câmbio de relações infinitas mostra pouca agilidade. O resultado é um certo incômodo gerado pelo aumento do ruído.
Já a suspensão independente na dianteira e na traseira merece aplausos. Ela promove um rodar macio mesmo em pisos imperfeitos. Isso sem deixar o carro “molengão”. A carroceria balança pouco e o Lancer é eficiente nas mudanças de trajetória. A assistência hidráulica da direção, porém, poderia ser um pouco melhor na hora de efetuar manobras de estacionamento. Aliás, a ausência de sensor para este fim é falta grave em um sedã deste preço.
Na cabine, as peças são bem encaixadas e os plásticos, macios ao toque. Apesar de o aspecto geral ser sisudo, a tela central de 7”, sensível ao toque e colorida, dá ao interior um toque de modernidade. Ela projeta funções do sistema de som, com entrada USB e conexão Bluetooth, e também do GPS.
O espaço atrás é satisfatório. Apenas dois adultos ficam bem instalados, mas sem grande folga para as pernas. No centro do banco traseiro, por causa do túnel central alto, recomenda-se a acomodação apenas de crianças ou pessoas com estatura muito baixa.
A posição de guiar é boa, mas o ajuste de profundidade para o volante faz falta – só há o de altura. Entre os itens de série há seis air bags e bancos de couro. O visual externo chama a atenção. Impossível não associar o Lancer a um carro de rali.
prós: CONFORTO
Suspensão promove rodar macio sem comprometer a estabilidade do sedã.
contras: ITENS AUSENTES
Sensor de estacionamento e ajuste de profundidade para o volante fazem falta.