Os sedãs de marcas japonesas mais vendidos no Brasil são comportados e fazem sucesso com responsáveis pais de família. Mas os nipônicos também sabem criar brinquedos velozes e emocionantes, como o Subaru WRX, cuja nova geração acaba de chegar às concessionárias.
A versão esportiva do Impreza teve o visual reformulado e desembarca em duas versões, ambas com tração integral. A mais barata, com tabela a partir de R$ 147.900, tem motor boxer 2.0 turbo de 270 cv, que pode acelerá-la de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e levá-la a 240 km/h, de acordo com dados da marca. O câmbio é automático CVT, de relações infinitamente variáveis.
Por R$ 194.900, a opção de topo, WRX STI, tem motor boxer 2.5 turbo de 310 cv e câmbio manual de seis marchas. Com esse conjunto o sedã pode ir de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e chegar a 255 km/h.
No visual, em vez do defletor traseiro da configuração “mansa”, a “brava” tem um grande aerofólio que marca a identidade do modelo, que surgiu para participar de provas de rali.
A cabine tem peças bem encaixadas e materiais agradáveis ao toque. Ar-condicionado com duas zonas de temperatura, partida por meio de botão, teto solar, bancos de couro, rodas de alumínio de 18” e sete air bags são itens de série.
Na versão STI, os detalhes vermelhos – discretas faixas e costuras nos bancos – passam longe dos excessos estéticos de um Honda Civic Si, por exemplo.
RODANDO
Em movimento, o WRX mostra que veio ao mundo para divertir o motorista. A opção mais barata entrega boa dose de agilidade, pois o câmbio é rápido e o torque total surge em baixa rotação – a 2.400 rpm.
A de topo, por sua vez, justifica o investimento. O motor 2.5 tem ronco instigante e responde ao acelerador com vigor ainda maior, convidando o motorista a subir o giro para extrair o máximo de torque. Os engates curtos da caixa manual facilitam as trocas de marcha.
A direção elétrica é justa e precisa. A tração 4×4 garante aderência e reforça a confiança em curvas travadas, que são contornadas sem sustos.
Os três modos de direção dosam a intervenção dos controles de tração e estabilidade, dando liberdade de ação aos motoristas mais experientes.