Os adeptos das estripulias fora-de-estrada ganham um novo brinquedo. Surge na França o Swincar, uma espécie de carro-aracnídeo, com motor elétrico e suspensões independentes, que trabalham se articulando como patas de aranhas, copiando obstáculos no terreno.
O Swincar vem sendo pesquisado há tempos e, como os desenvolvedores afirmam, tenta reinventar a tecnologia pendular em bases mecânicas.
No vídeo é possível entender como a pilotagem requer a execução de pêndulo em várias ocasiões.
A fabricante reforça em seu marketing que o único veículo capaz de oferecer diversão próxima à do Swincar seria um quadriciclo, “mas eles são barulhentos e poluem o ar”, destaca a empresa.
O brinquedinho foi apresentado no Salão de Invenções de Genebra em 2015, mas já vem conquistando prêmios desde 2012 em eventos do tipo, como o Troféu Inovação e Turismo de Rhone-Alpes, em 2012.
O modelo tem estrutura de alumínio e cada roda tem um motor de 1.5 kW de potência. Ele pode ser equipado com baterias de 2, 4 ou 6 kWh e oferece autonomia máxima de 4 horas.
A tecnologia aplicada é realmente muito interessante e mesmo que o Swincar não vire uma febre com muitos compradores, o modelo tem tudo para ter aplicações na indústria e até em explorações de terrenos inóspitos neste ou em outros planetas.