Fiat Palio e Chevrolet Onix são os dois carros mais vendidos no Brasil no momento. Estão com tudo. O modelo feito pela marca italiana é o líder, muito impulsionado pela versão Fire, mais barata e com a carroceria antiga. Já o da fabricante americana é o queridinho das pessoas físicas e há razões para isso. Ele é o modelo mais competitivo da GM no mercado brasileiro, tem um visual interessante e qualidades capazes de bater de frente com o famoso carro da Fiat. Mas na hora de levar um dos dois para casa, qual a melhor opção? A resposta está no projeto um pouco mais moderno do Onix.
Concebido praticamente um ano depois do Palio, o hatch da Chevrolet, vendido por iniciais R$ 38.390, já traz uma arquitetura mais moderna, que privilegia o espaço, como nos hatchs mais novos. E por isso consegue pontuar mais que o Palio em quesitos como espaço interno e conforto, tendo praticamente o mesmo porta-malas.
O entre-eixos do Palio, que custa a partir de R$39.990, tem 2,42 metros, contra 2,52 metros do Onix. São 10 cm de diferença que se traduzem em mais lugar para os joelhos dos ocupantes traseiros e em uma posição de dirigir um pouco mais folgada para o motorista. A largura do GM também é maior em 3 cm (1,70 metro), o que ajuda na acomodação, ainda que apertada, de três pessoas no banco de trás.
Ainda por dentro, o painel do Onix chama mais atenção por ser mais iluminado e ter um desenho todo diferentão, mas o do Palio é mais informativo e agrada com sua forma convencional e completinha. Os bancos são moles e pouco envolventes nos dois e ficam empatados na hora de gerar cansaço em viagens mais longas. Já a ergonomia é muito boa em ambos, com todos os controles à mão e o volante e pedais bem centralizados.
Ao acelerar, o motor 1.0 de 80 cv e 9,8 mkgf com etanol do Onix parece mais disposto que o de mesma litragem e 75 cv e 9,9 mkgf do Palio. Mas os 20 kg a mais do GM sugam essa vantagem. É bem verdade que o do Onix, se for pressionado, “gira” mais e consegue entregar um desempenho infimamente superior, mas esse não é o comportamento comum do consumidor, então esse aspecto não deve ser levado tão em conta.
Os câmbios dos dois são medianos, com engates meio molengas, mas ambos usam embreagem monodisco a seco e são corretos em precisão. As suspensões seguem o mesmo caminho de igualdado com McPherson na frente e eixo de torção atrás. São, as quatro, suficientes para segurar os “um litrinhos” em curvas e dar conforto em buracos. A do Palio é um pouco mais mole e deixa a carroceria adernar em curvas, mas em compensação filtra melhor as irregularidades.
CHEVROLET ONIX
Pontos: 53
Seguro mais barato: Azul – R$1.191,70
Manutenção:Amortecedor traseiro – R$ 300
Farol dianteiro direito – R$ 735
Jogo de velas – R$ 80
Para-choque dianteiro – R$ 1.212
Pastilhas de freio – R$ 210
FIAT PALIO
Pontos: 50
Seguro mais barato: Azul – R$1.744
Manutenção:Amortecedor traseiro – R$ 388
Farol dianteiro direito – R$ 454
Jogo de velas – R$ 51
Para-choque dianteiro – R$ 790
Pastilhas de freio – R$ 148