A Volkswagen divulgou imagens oficiais da nova geração do Tiguan. O utilitário-esportivo médio da marca chega a segunda geração e desembarca nas lojas da Europa em abril de 2016.
Desenvolvido agora sobre a mesma plataforma MQB do Golf, que rendeu a ele uma redução de 50 quilos em relação ao antecessor, o utilitário está 6 cm mais comprido, 3 cm mais largo e 3,3 cm baixo, o que segundo a Volkswagen dá a ele um aspecto mais esportivo. A capacidade do porta malas cresceu e foi aos 520 litros – um aumento de 50 l.
O novo Tiguan será apresentado em três versões, a padrão, a R-Line, com aportes que dão ao modelo visual mais esportivo, uma com apelo off-road que aumenta o ângulo de ataque de 18,3 graus para 25,6º, além de um conceito híbrido o Tiguan GTE Hybrid.
Há mais tecnologia embarcada no modelo, que agora oferece sistema de detecção de pedestres e de carro à frente, com frenagem automática do veículo, sistema de frenagem pós-acidente (para evitar um aumento do dano gerado), capô ativo – que se abre em caso de colisão contra pedestres para minizar os danos a pessoa – e assistente de faixa de rodagem como itens de série.
A marca terá no total oito motores disponíveis para o modelo, todos turboalimentados. A gasolina o 1.4 com 125 cv ou 150 cv e o 2.0 de 180 cv ou 220 cv, além de outras quatro opções turbodiesel. A tração padrão é a dianteira, mas todas as opções de motores podem ser associadas a tração integral 4Motion – que aumenta o vão livre do solo em 1 cm.
A versão híbrida, que por enquanto é tratada como conceito, traz muitas tecnologias novas, como o teto do veículo com placas de energia solar para recarregar as baterias do motor elétrico. Esse motor é associado a um propulsor 1.4 turbo de 154 cv e combinados geram 218 cv. Ele pode rodar até 50 km apenas no modo elétrico. O câmbio é automatizado de seis marchas.
Entre-eixos longo em 2016. A marca também já anunciou que o Tiguan terá uma versão com entre-eixos maior, a ser lançada no final de 2016 com foco nos mercados chinês e americano, onde os consumidores preferem utilitários-esportivos maiores.