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A Ferrari apresentou sua nova criação, a F12tdf, sigla de Tour de France, em homenagem a uma clássica prova automobilística que visitava várias regiões da França durante oito dias e teve edições entre 1899 e 1986.
O modelo é baseado na F12 Berlinetta e terá apenas 799 unidades produzidas com melhorias no motor, aerodinâmica e dirigibilidade do modelo, quando comparado a F12 “normal”.
A começar pelo motor V12 6.3 que ganhou 40 cv de potência, chegando aos 780 cv a 8.500 rpm, enquanto o torque cresceu 1,5 mkgf, chegando a 71,8 mkgf a 6.750 rpm. Toda essa potência é entregue nas rodas pela transmissão automatizada de sete marchas, que está com as relações 6% mais curtas e trocas e reduções 30% e 40% mais rápidas, respectivamente.
Com a inclusão de mais fibra de carbono na construção das peças, o modelo perdeu 110 kg comparado à F12 convencional. Com essas mudanças a F12tdf é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, de 0 a 200 km/h em 7,9 s e atingir a velocidade máxima de 340 km/h.
Na aerodinâmica, os engenheiros da marca afirmam que as mudanças aumentaram em quase 100% a eficiência em relação a Berlinetta. A 200 km/h, a Ferrari afirma que o modelo gera 230 kg de downforce – são 107 kg a mais. Isso foi possível graças à instalação de novos difusor e spoiler traseiro e a janela traseira mais inclinada.
Outras mudanças realizadas no modelo foram o aumento do tamanho do pneu dianteiro, que passou de 255 para 275, e do eixo traseiro ativo, como no Porsche 911, que gira as rodas e permite “reduzir” o entre-eixo do carro em curvas, dando mais agilidade.