O Ibama, órgão responsável por assuntos ligados ao Meio Ambiente no País, divulgou que aplicou uma multa de R$ 50 milhões a Volkswagen do Brasil pelo escândalo da fraude dos motores a diesel.
No Brasil, cerca de 17 mil veículos – unidades da picape Amarok – estavam envolvidos no escândalo em que os motores a diesel continham um programa para enganar os testes de emissões de poluentes de vários países, fazendo com que no uso normal, alguns deles liberassem até 40 vezes o índice permitido de óxido de nitrogênio.
Em setembro, a Volkswagen do Brasil assumiu a culpa e divulgou um comunicado afirmando que os motores poluiam mais e que seriam reparados para atender os índices de emissões que condizem com a legislação brasileira.
No mundo. Em todo o Globo, o escândalo gerou um número superior a 10 milhões de carros afetados, sendo a maior parte deles na Europa e nos Estados Unidos. As marcas VW, VW Comercial, Seat, Skoda e Audi foram afetadas. Nos EUA, a linha 2016 da carros a diesel da VW só chegará às lojas no final do que vem quando terá sofrido a adequação necessária e a retirada do software.
BÔNUS: Veja a galeria da renovada Toyota Hilux que chega às lojas no dia 18