O que você prefere: uma picape de R$ 249.900 ou uma pequena frota de quatro unidades, por R$ 249.560? Pelo preço da RAM 2500 Laramie 2016, compra-se uma Chevrolet S10 Flexpower 2.4 cabine simples (R$ 72.350), uma novíssima Renault Duster Oroch Expression (R$ 62.290), uma Saveiro Trendline cabine dupla (R$ 54.590) e uma Strada Trekking também de cabine dupla (R$ 60.330).
Não tem onde guardar ou o que fazer com tanto carro? Então, prepare-se para a RAM. A picape que está chegando do México é exagerada em tudo (são 6,3 metros de comprimento) e chega como única representante de um segmento tão pequeno como lucrativo: o das picapes grandes, quase caminhão. Tanto que, para dirigi-la, é necessário carteira de habilitação categoria C.
A RAM já foi vendida no Brasil. A empresa contabiliza 7.090 unidades em dez anos. E até já teve concorrente, a Ford F250. Mas agora volta sozinha, e mais forte.
O motor Cummins 6.7 a diesel de seis cilindros rende 330 cavalos a apenas 2.800 rpm. São 20 cv a mais que o modelo anterior. O torque é ainda mais impressionante: são 104 mkgf, 23,8% de aumento sobre a picape antiga. E para que serve tudo isso? Puxar um barco, por exemplo. A RAM consegue rebocar 7.750 kg, e levar 1.030 kg na caçamba.
E quem precisa levar barco ou puxar cavalos por aí? Pouquíssima gente. Tanto que a estimativa da empresa é de vender apenas 1.000 unidades por ano, ou cerca de 80 por mês. Parece pouco, mas faça as contas e veja quanto a grandalhona vai render em faturamento: são R$ 249.900.000!
Outras novidades são o painel de instrumentos com tela configurável de 7” e a central multimídia com monitor central de 8,4”. As rodas que antes eram de 17″ agora são de 18″ e com acabamento de alumínio polido. Os faróis trazem sensor crepuscular e ganharam nova disposição de luzes, além de novo grafismo para as lanternas. Os bancos têm aquecimento e ventilação e há vários porta-objetos, incluindo um bom espaço sob o banco traseiro. No quesito segurança, são seis air bags.
No mais, ela traz sensores de estacionamento dianteiros, chave keyless com partida por botão e que permite partida a até 100 metros de distância, para ligar o ar-condicionado previamente e manter o interior na temperatura ideal. Apesar disso, as portas continuam travadas. Pela primeira vez, a RAM 2500 traz o Ram Box, que são espaços para carga nas laterais da caçamba, cada um deles tem 132 litros de capacidade. Eles podem ser fechados com chave, e abertos por controle remoto. Também remotamente, é possível ligar o motor e o ar-condicionado, por exemplo.
1/24
imagem (26).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
2/24
imagem (27).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
3/24
imagem (9).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
4/24
imagem (16).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
5/24
imagem (25).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
6/24
imagem (14).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
7/24
imagem (13).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
8/24
imagem (15).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
9/24
imagem (11).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
10/24
imagem (20).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
11/24
imagem (22).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
12/24
imagem (23).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
13/24
imagem (24).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
14/24
imagem (19).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
15/24
imagem (29).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
16/24
imagem (17).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
17/24
imagem (6).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
18/24
imagem (12).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
19/24
imagem (8).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
20/24
imagem (7).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
21/24
imagem (10).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
22/24
imagem (21).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
23/24
imagem (30).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
24/24
imagem (31).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"