![Revelado no Salão de SP de 2015, Tiggo 5 deve estrear em meados de 2016, já nacionalizado](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/jornal-do-carro/imagens/noticia/chery_tiggo_5_01_670x450.jpg)
A Chery confirmou a produção do QQ e do Tiggo renovados na fábrica de Jacareí (SP) a partir do ano que vem. O subcompacto começa a ser feito no País em março e o utilitário-esportivo deve chegar entre o fim do primeiro semestre e o início do segundo.
Exibido no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014, o QQ tinha nacionalização prevista para este ano, mas mudanças no cenário econômico do País fizeram com que a empresa decidisse postergar o cronograma de produção.
Por sua vez, o utilitário que será feito no País é o Tiggo 5. De maior porte que o modelo atualmente vendido aqui (com o qual conviverá), tem configurações para cinco ou sete ocupantes.
Num segundo momento, entre o fim do ano e o início de 2017, a família crescerá com a chegada do Tiggo 1, de dimensões compactas, que ainda não foi revelado – será lançado na China no meio de 2016. Posteriormente, o jipinho vendido atualmente também será renovado e nacionalizado, sob o nome de Tiggo 3.
A ambição da Chery é disputar compradores de um dos poucos segmentos com alta nas vendas, em que reinam modelos como Jeep Renegade e Honda HR-V. “Nosso alvo é o consumidor que pretende comprar seu primeiro utilitário-esportivo zero-quilômetro, queremos ser a porta de entrada dele no segmento”, diz o vice-presidente da empresa no Brasil, Luis Curi
A Chery informa que vai encerrar 2015 com 5 mil unidades produzidas. Para o ano que vem, a previsão é de crescimento, com produção nacional entre 8 mil e 10 mil carros. Enquanto isso a rede de concessionárias está em um vai e vem. Dos 71 pontos de vendas existentes no País no início do ano, sobraram 51. A empresa informa que a meta para 2016 é chegar a pelo menos 60.
Único produto fabricado atualmente na planta de Jacareí (SP), a linha Celer está em fase de homologação na Argentina, para onde deve ser exportada.