Alguns acessórios que eram comuns nos carros simplesmente caíram em desuso nos últimos anos. Listamos alguns deles e explicamos por que eles são cada vez mais raros nas ruas e nos carros de hoje.
Calhas de chuva
As famigeradas calhas tornavam possível deixar uma fresta do vidro aberta em dias chuvosos para arejar a cabine e evitar que os vidros ficassem embaçados. O ar-condicionado, no entanto, resolve o problema e sua popularização fez as calhas saírem dos carros.
Travas de câmbio
Quem não se lembra das antigas travas Mul-T-Lock? Comuns nos anos 1980 e 1990, elas impediam a movimentação da alavanca de câmbio e um consequente roubo do carro. Ela era necessária numa época de travas de porta mais frágeis e alarmes automotivos pouco eficazes, raros e caros.
Antena retrátil
Manuais ou elétricas, as enormes antenas de metal retráteis marcaram uma geração. Elas precisavam ser grandes para captar as ondas de rádio com menos interferência de outros aparelhos, mas criavam um estorvo no visual do carro. Por isso, podiam ser retráteis, como as antenas de rádios comunicadores da época. Hoje, as antenas são pequenas e fixas, ou até mesmo embutidas no parabrisa.
Refletores nas portas
Aqueles pequenos refletores que eram instalados nas portas e prometiam facilitar a visualização de portas abertas por outros motoristas em locais escuros. Sua real função era proteger a região das portas de batidinhas de estacionamento.
Capa para bancos
Antes dos bancos de couro, a solução para preservar, ou mesmo esconder o estofamento original, eram as capas para bancos. De todos os padrões possíveis, eram a saída para personalizar o interior.
Manoplas especiais
Outro item de personalização comum antigamente eram as manoplas de câmbio diferentes. Com incontáveis formatos, elas davam um toque especial à cabine. Hoje em dia, as manoplas diferentes das originais são mais comuns entre a turma do tunning, que modifica outras partes do carro junto para ter mais apelo visual.
Toca-fitas de gaveta
Um dos itens mais comuns para quem queria “ostentar” na rua eram os toca-fitas de gaveta. O sistema anti-furto era simples: podia-se levar o rádio inteiro consigo, deixando apenas o buraco no painel do carro. Pesado, era um “trambolho” para se carregar, mas se deixado no carro, o roubo poderia ser muito fácil.