No já longínquo ano de 2003, dois conhecidos utilitários esportivos eram bem diferentes, ainda em suas primeiras gerações. Kia Sportage e Chevrolet Tracker encaravam o bruto Troller T4 (que continua vigoroso até hoje), todos com motores diesel e tração 4X4 com reduzida. Mesmo bem mais caro, o Tracker levava a melhor mais equipado e ter melhor conjunto. Nas palavras do repórter Igor Thomaz.
Assim na terra como no asfalto
No desafio 4X4, Tracker vende Sportage e T4. Mais estável, GM agrada na cidade. Na terra, o T4 se mostrou imbatível
Os estilos são diferentes, bem como os preços e o nível de equipamentos, mas os três modelos avaliados são destinados ao mesmo tipo de consumidor: aquele que gosta de pôr o carro para andar na terra. Foi por isso que reunimos nesse comparativo o ChevroletTracker, o Troller T4 e o Kia Sportage.
Como há importantes distinções entre eles, foi um tanto difícil determinar o vencedor, mas o conjunto mais equilibrado deu a vitória ao GM, apesar do preço muito maior, de R$ 79.041,00. O valor elevado se justifica em parte por alguns itens de série não disponíveis nem como opcionais para os concorrentes, como sistema de freios ABS com EBD e air bag duplo – o modelo não oferece opcionais. Na verdade, o jipe foi o que melhor combinou qualidades de uso no asfalto e na terra.
Em segundo ficou o Troller, que ganhou disparado no fora-de-estrada, mas que não se revelou muito prático para quem gosta de partir para aventuras mais longas acompanhado da família ou dos amigos, já que não oferece muito espaço para carga. A versão 2004 do modelo recebeu faróis redondos com lentes de policarbonato, porta-objetos no interior da tampa traseira e novo sistema de vedação, além de melhorias no sistema de freio, transmissão e suspensão. Com capota rígida, tem preço fixado entre R$ 60.270,00 e R$ 65.960,00.
Já o Sportage esbanjou espaço perto dos rivais e não ficou muito atrás no quesito conforto, mas pecou por ser o mais lento, além de outros detalhes que acabaram tirando pontos importantes do modelo. Seu preço parte de R$ 66.640,00, chegando a R$ 70.390,00.
Visual. A primeira diferença entre eles é o desenho. Nesse ponto,Tracker e Sportage são mais parecidos, pois não têm um visual tão voltado para o fora-de-estrada, como ocorre com o T4, com sua carroceria alta, de linhas bem retas, e com pneus mistos de grandes dimensões. Nos três, o estepe fica preso a um suporte na tampa traseira, como é comum nesse tipo de veículo. Mas a semelhança termina aí, pois a abertura do porta-malas deles é bem diferente. O mais prático nesse ponto é o Tracker: basta abrir a tampa lateralmente, do centro para a direita. No T4, o movimento é idêntico, mas o vidro permanece fechado. Se quiser, o condutor pode movê-lo para cima para facilitar a colocação de bagagem no porta-malas. No Sportage, deve-se destravar o suporte e movê-lo para a esquerda, para só então abrir a tampa para cima – dá mais trabalho que os outros.
Por outro lado, o maior porta-malas é oferecido pelo Kia, que pode abrigar 475 litros de bagagem, ou 1.570 l com o banco traseiro rebatido. Em seguida vem o GM, que acomoda entre 275 l e 1.148 l, enquanto no Troller cabem apenas 123 l, ou 990 l com a retirada do banco traseiro – basta acionar uma alavanca para removê-lo.
Por dentro, a impressão se repete, com um acabamento de carro de passeio para o Chevrolet e o Kia. O Troller também é bem feito, mas é mais simples – para quem faz trilhas, acabamento luxuoso é algo dispensável.
O conforto agrada nos três casos, mas a posição de certos itens poderia ser melhor, como o botão de ajuste elétrico dos retrovisores do T4 e as teclas de acionamento do lavador e do limpador doSportage, que, nos dois casos, ficam entre os instrumentos e painel central, quase escondidos pelo volante.
Na prática, o Tracker e o T4 são mais agradáveis de se dirigir. Em piso plano, é possível trocar as marchas com o motor trabalhando em cerca de 2.000 rpm, graças ao torque máximo em rotações baixas – o que ajuda também a evitar constantes reduções de marchas para retomadas de velocidade. Para andar da mesma forma com o Sportage, melhor não trocar marchas antes das 2.300 rpm – antes disso, ele é bem lento.
Se o motorista prefere um comportamento mais confortável na cidade, na certa a melhor escolha não é o Troller. Não é preciso dirigir o jipe por muito tempo para notar que seu pedal de embreagem e sua alavanca de transmissão são os que exigem mais força – para andar na terra isso até combina com a robustez do carro, mas cansa bastante no anda-e-pára do trânsito urbano. Nos rivais, o acionamento desses itens é bem suave, como em um modelo de passeio.
Os pneus largos e a suspensão reforçada dos três são mais que suficientes para passar sem problemas pelas irregularidades do asfalto, mas o comportamento deles em curvas é diferente. Com tamanho intermediário, o Tracker é o que melhor contorna trechos sinuosos, como os da Serra da Cantareira. O Sportage vai bem, mas sua carroceria se inclina um pouco mais para os lados, mesmo comportamento do T4, o mais alto e curto de todos.
Na hora de parar, mais diferenças. Os que andam mais estão equipados com os melhores freios. O Troller recebe discos (ventilados na frente) nas quatro rodas, enquanto o Chevrolet e o Kia combinam discos ventilados na frente com tambores na traseira. A diferença é que oTracker é bem melhor que o Sportage (e mais eficiente que o T4) nesse aspecto, até por conta do sistema ABS com EBD. O GM se dá melhor também no consumo de combustível. Na cidade, ele marcou a média de 10,2 km/l de diesel, contra 9,1 km/l do Kia e 8,2 km/l doTroller – medições feitas por Autos.
Quanto ao acesso ao banco traseiro, o ponto negativo vai para o T4, que só conta com três portas, o que obriga os passageiros a fazerem uma boa ginástica para se sentarem. Por outro lado, é o único que tem assoalho plano. Nos outros dois, as portas traseiras resolvem o problema, mas o mais espaçoso é o modelo coreano – além disso, o túnel central é bem baixo, o que ajuda a acomodar melhor as pernas de quem se senta no meio do banco de trás.
Conforto. Apesar de ter realmente “cara” de jipe, o T4 tem lá seus confortos. O modelo oferece apoio de braço central com porta-objetos, além de sistema de alívio de pressão interna para fechamento das portas (o vidro elétrico de uma das portas se abaixa, como no Astra), mas essa facilidade só é disponível como opcional – bem como travas e retrovisores elétricos.
Outros opcionais são ar-condicionado, rodas de liga com pneus 255/75 R15, faróis de neblina e engate, além de uma série de acessórios, que incluem snorkel, quebra-mato e toca-discos, entre outros.
Para o Sportage são de série vidros, travas e retrovisores elétricos, ajuste de altura para o volante, ar-condicionado e rodas de liga – todos disponíveis também para o Tracker -, além de quebra-mato. Como opcional, há apenas pintura em dois tons ou metálica. O Chevrolet, que não conta com opcionais, oferece ainda chapa de proteção para o tanque de combustível, ar-condicionado, teto solar elétrico e rádio com toca-discos.