Com o mercado de utilitários-esportivos em alta, o consumidor conta com nada menos que 64 opções à disposição. Há jipes para diversos gostos, bolsos e garagens, com diferenças significativas em preços e tamanhos.
A lista começa nos de menor porte, cujo líder de vendas é o HR-V, seguido de perto pelo Renegade. O sucesso é tanto que Honda e Jeep estão entre os dez carros mais emplacados do País, junto com modelos bem mais simples (e baratos), como Chevrolet Onix e Fiat Palio.
O ex-líder Ford EcoSport e o Renault Duster continuam com bons volumes de vendas, mas bem abaixo dos novatos.
Listamos os mais vendidos de cinco categorias, divididos por tamanho. Uma delas é dedicada exclusivamente aos derivados de picapes, como o Toyota SW4, que têm tipo de construção diferente da utilizada na maioria dos demais, feitos sobre base de carros de passeio.
Entre os médios, o “queridinho” dos brasileiros é o ix35, montado na fábrica da Hyundai-Caoa em Anápolis (GO). Primeiro colocado no ranking de vendas, é seguido de perto pelo japonês Mitsubishi Outlander, outro fácil de ver nas ruas.Entre os de maior porte, o primeiro em emplacamentos no Brasil é o Volvo XC60, seguido pelo Hyundai Santa Fe.
Veja abaixo os destaques entre os jipes vendidos no País.
1/20
ctv-f0f-jeep-renegade
O Jeep Renegade é uma das referências do mercado de utilitários. Em 2016, ele até começou na ponta, mas foi ultrapassado em vendas pelo Honda HR-V. Os preços começam em R$ 81.990 para a versão com motor 1.8 flexível.
2/20
ctv-kwm-honda-hr-v
O Honda HR-V é o utilitário esportivo mais vendido do País. Com motor 1.8 e preços partindo dos 76.900, o Honda tem bons atributos, como o porta-malas de 437 litros e o vasto espaço interno.
3/20
ctv-ny9-ford-ecosport
Pioneiro no segmento, o Ford Ecosport hoje amarga a terceira colocação no ranking de vendas. Os preços partem dos R$ 67 mil para a versão com motor 1.6 e câmbio manual. Ainda há opções com motor 2.0, câmbio automatizado de dupla embreagem e até tração integral.
4/20
ctv-dzq-renault-duster
O Duster foi o primeiro a ameaçar o reinado do Ecosport na época de seu lançamento. Valente, o utilitário da Renault é mais espartano, e seus preços partem de R$ 65.500 para a versão de entrada com motor 1.6.
5/20
ctv-dq5-chevrolet-tracker
O Chevrolet Tracker tem apenas duas versões, LT e LTZ, ambas com motor 1.8 de 140 cv e câmbio automático. Os preços partem de R$ 76.990 e vão até os R$ 83.890.
6/20
ctv-ess-toyota-sw4
A Toyota SW4 acaba de ganhar uma nova geração no Brasil, com preços a partir dos R$ 205 mil para a versão com motor V6 de 4,0 litros e 238 cv. Com motor diesel, de 177 cv, os valores vão a R$ 220 mil para o modelo cinco lugares e R$ 225 mil para a versão com sete assentos.
7/20
ctv-aqb-mitsubishi-pajero
O Mitsubishi Pajero tem motores V6 flexível de 205 cv ou diesel de 180 cv com preços a partir de R$ 163.990.
8/20
ctv-ppk-chevrolet-trailblazer
Prestes a ganhar uma reestilização, a Chevrolet Trailblazer também tem motor V6 a gasolina ou um quatro cilindros a diesel com potências de 238 cv e 200 cv respectivamente. Os preços variam entre R$ 163.790 e R$ 192.090.
9/20
ctv-v4w-hyundai-ix35
O Hyundai ix35 é o modelo médio mais vendido do Brasil. Espaçoso e competente, ele parte de R$ 99.990, sempre com motor 2.0 flexível de 167 cv e câmbio automático de seis marchas.
10/20
ctv-0db-mitsubishi-outlander
Versatilidade é a palavra de ordem do Mitsubishi Outlander. Ele tem versões com motor 2.0, 3.0 V6, diesel e até híbrido. Com preços entre R$ 129.990 e R$ 198.990, ele é figurinha fácil nas ruas.
11/20
ctv-n1j-kia-sportage
Com visual arrojado, o Kia Sportage ainda faz sucesso na categoria. Com motor 2.0 flexível de 178 cv, ele parte de R$ 103.900.
12/20
ctv-7dw-land-rover-discovery-sport
Utilitário de luxo mais vendido no Brasil, o Land Rover Discovery Sport tem motor 2.0 turbo a gasolina de 240 cv ou um 2.2 diesel de 190 cv. O câmbio é automático de nove marchas e os preços partem de R$ 206.300.
13/20
ctv-opo-mitsubishi-asx
Queridinho das grandes cidades, o Mitsubishi ASX tem motor 2.0 de 160 cv e câmbio CVT. Os preços variam entre R$ 97.900 e R$ 125.900.
14/20
ctv-u5c-volvo-xc60
O sueco Volvo XC60 tem na racionalidade um de seus maiores predicados. Sob o capô, um 2.0 turbo que rende entre 245 cv e 306 cv. Os preços partem de R$ 160.950.
15/20
ctv-9ze-fiat-freemont
O Fiat Freemont é espaçoso e confortável, mas o 2.4 de 172 cv sofre para levar o conjunto. Os preços variam entre R$ 109.590 e R$ 111.711.
16/20
ctv-eyh-dodge-journey
Irmão gêmeo do Fiat, o Dodge Journey tem motor V6 de 286 cv. Mais caro, ele parte de R$ 119.900 e vai aos R$ 139.900.
17/20
ctv-cel-jeep-cherokee
Bem sucedido, o Jeep Cherokee tem motor V6 de 271 cv e câmbio de nove marchas. O porta-malas leva até 412 litros e a tabela começa em R$ 169.900.
18/20
ctv-7a8-hyundai-santa-fe
Recém reestilizado, o Hyundai Santa Fe é grande, espaçoso e imponente. Com motor V6 de 270 cv e câmbio automático de seis marchas, ele custa entre R$ 175.521 e R$ 216.883.
19/20
ctv-6de-troller-t4
Valente, o Troller T4 irá chegar onde o motorista apontar o volante. Só não espere muito conforto. Com motor 3.2 diesel de 200 cv da picape Ford Ranger, ele tem apenas 4,09 metros de comprimento e muita agilidade na terra. O preço começa nos R$ 119.630.
20/20
ctv-uno-jeep-wrangler
Descendente direto do jipe original, o Jeep Wrangler tem mais luxo e tecnologia que o Troller. Com motor V6 de 286 cv e câmbio automático de cinco marchas, ele custa elevados R$ 169.900 na versão mais em conta.