A Honda patenteou um sistema de ponto cego em motocicletas nos Estados Unidos. Na descrição do projeto criado pela marca, o sistema é detalhado como câmeras e radares fixados ao redor da moto.
O sistema de monitoramento usou como base da patente uma VFR 1200F. Ele cria um campo de 360º ao redor da moto, escaneando o tempo todo o perímetro para detectar veículos, pedestres ou qualquer outro objeto que possa estar dentro de uma área de segurança considerável.
Esse sistema deve fornecer ao piloto alertas sobre objetos ou obstruções ao redor da motocicleta na forma de avisos visuais e táteis. O aviso visual poderá surgir na forma de luzes no painel ou em um cluster separado, enquanto a resposta tátil deve vir como vibração criada por pequenos motores no banco, manoplas, apoio de joelho no tanque e pedaleiras.
Na vida real, esse sistema pode ajudar a prevenir uma série de acidentes que ocorrem diariamente envolvendo motos e outros veículos, principalmente durante trocas de faixas, quando elas podem estar fora do campo de visão dos condutores de carros.