A Toyota fez a mudança mais profunda no compacto Etios desde o seu lançamento em 2012. Ainda assim, as melhorias estão mais concentradas onde os olhos não vêem. Hatch e sedã ganharam interior renovado, motores mais fortes, novo câmbio manual de seis marchas e opção de transmissão automática de quatro velocidades (inédita no modelo) em todas as versões da linha 2017. O visual, no entanto, continua o mesmo. Os preços do hatch partem de R$ 43.990, alta de R$ 2.100 ante o modelo vendido até então. O sedã começa em R$ 48.495.
O motor 1.3 flexível, disponível apenas na versão de entrada do hatch, a X, agora rende 98 cv com etanol, em vez do 90 cv do antigo propulsor. Ele pode ser equipado com a transmissão automática, o que eleva a conta para R$ 47.490. O 1.5 flexível, que equipa todos os sedãs e as versões mais caras do hatch, também ganhou mais força e agora tem até 107 cv, 11 cv a mais que a versão anterior.
Dentro, o painel mantém a posição central dos instrumentos, mas foram substituídos por uma tela digital de 4,2” disponível em todas as configurações. Desde a versão básica há itens como computador de bordo (também inédito), ar condicionado e trio elétrico.
A versão intermediária XS, a R$ 48.995 no hatch e R$ 51.695 no sedã, incorpora sistema de som com comandos no volante e controlador de velocidade de cruzeiro para a versão com câmbio automático. A de topo XLS (R$ 53.895 para o hatch e R$ 56.795 para o sedã) tem a mais central multimídia com espelhamento de celulares e bancos de couro. O aventureiro Cross é baseado na XLS e custa R$ 57.395. A transmissão automática acrescenta R$ 3.500 a todos os valores.
1/9
Toyota Etios 2017
Toyota Etios 2017 agora está mais potente. O motor 1.3 passou de 90 cv a 98 cv e o 1.5 de 96 cv a 107 cv, além de ter recebido novo painel digital e câmbio automático de quatro marchas
2/9
Toyota Etios 2017
Toyota Etios 2017 agora está mais potente. O motor 1.3 passou de 90 cv a 98 cv e o 1.5 de 96 cv a 107 cv, além de ter recebido novo painel digital e câmbio automático de quatro marchas
3/9
Toyota Etios 2017
Toyota Etios 2017 agora está mais potente. O motor 1.3 passou de 90 cv a 98 cv e o 1.5 de 96 cv a 107 cv, além de ter recebido novo painel digital e câmbio automático de quatro marchas
4/9
Toyota Etios 2017
Toyota Etios 2017 agora está mais potente. O motor 1.3 passou de 90 cv a 98 cv e o 1.5 de 96 cv a 107 cv, além de ter recebido novo painel digital e câmbio automático de quatro marchas
5/9
Toyota Etios 2017
Toyota Etios 2017 agora está mais potente. O motor 1.3 passou de 90 cv a 98 cv e o 1.5 de 96 cv a 107 cv, além de ter recebido novo painel digital e câmbio automático de quatro marchas
6/9
Toyota Etios 2017
Toyota Etios 2017 agora está mais potente. O motor 1.3 passou de 90 cv a 98 cv e o 1.5 de 96 cv a 107 cv, além de ter recebido novo painel digital e câmbio automático de quatro marchas
7/9
Toyota Etios 2017
Toyota Etios 2017 agora está mais potente. O motor 1.3 passou de 90 cv a 98 cv e o 1.5 de 96 cv a 107 cv, além de ter recebido novo painel digital e câmbio automático de quatro marchas
8/9
Toyota Etios 2017
Toyota Etios 2017 agora está mais potente. O motor 1.3 passou de 90 cv a 98 cv e o 1.5 de 96 cv a 107 cv, além de ter recebido novo painel digital e câmbio automático de quatro marchas
9/9
Toyota Etios 2017
Toyota Etios 2017 agora está mais potente. O motor 1.3 passou de 90 cv a 98 cv e o 1.5 de 96 cv a 107 cv, além de ter recebido novo painel digital e câmbio automático de quatro marchas