A Porsche apresentou nesta semana, em um simpósio de tecnologia em Viena, na Áustria, seu novo motor V8 biturbo. De acordo com a revista americana Car and Driver, esse propulsor deve aposentar o 4.8 V8 usado hoje no Panamera Turbo S.
Com 549 cv, ele tem 21 cv de potência a menos que o 4.8. No entanto, ainda conforme a Car and Driver, é 30% mais eficiente.
Esse propulsor, cuja data de estreia ainda não foi confirmada, poderá ser combinado com dois tipos de câmbios de oito marchas: o automático convencional e o automatizado de duas embreagens. Na linha Porsche, ele será usado nos modelos Cayenne e Panamera.
Porém, a perspectiva é que seja utilizado também em veículos de outras marcas do Grupo Volkswagen, como Audi e Bentley. O compartilhamento de propulsores, aliás, é cada vez mais comum na Porsche.
Conforme a Car and Driver, apenas os exemplares boxer de Boxster, Cayman e 911 deverão permanecer exclusivamente nos carros da marca de Stuttgart.