
A Global NCAP realizou testes com um dos próximos lançamentos para o Brasil, o Renault Kwid. O compacto feito inicialmente na Índia não passou nos testes de colisão. Avaliado sem air bag, como vem de série no país asiático, ficou sem nenhuma estrela na proteção para adultos e duas para crianças, de cinco possíveis.
Após o teste, a Renault afirmou que fez melhorias no carro e foram realizados dois novos testes, um sem air bag e outro com. No primeiro a pontuação continuou igual, mas com mudanças em detalhes técnicos.
A estrutura frontal não colapsou por completo, mas não aguentaria novos impactos. Os peritos da Global NCAP também verificaram que os reforços que a Renault afirmou ter feito foram aplicados apenas no lado do motorista e não no do passageiro também.
No caso da versão com air bag – apenas para o motorista – a pontuação de estrelas continuou igual: zero para os ocupantes dianteiros e duas para crianças no banco traseiro. A baixa pontuação foi explicada por um alto nível de compressão na área do peito do boneco de teste. Em comunicado, a Renault Índia afirmou que irá realizar mais melhorias no Kwid.
Kwid brasileiro será melhor. Prestes a chegar ao País como uma das novidades da Renault durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, o compacto terá uma série de melhorias estruturais em relação à versão indiana, que devem deixá-lo cerca de 200 quilos mais pesado.
“O Renault Kwid fabricado no Brasil é desenvolvido pela Renault Technology America (RTA) e atenderá à legislação brasileira em termos de segurança, trazendo de série equipamentos como ABS e airbags. A estratégia da Renault prevê a utilização de uma plataforma mundial em seus modelos, mas com desenvolvimento específico para cada mercado”, informou a marca em comunicado oficial.
Crash test Renault Kwid
No primeiro teste do Renault Kwid é possível ver que a coluna A, que sustenta o para-brisa, também colapsou durante o teste que é sempre feita com 60% da parte frontal do carro e a velocidade de 64 km/h. Esse veículo não tinha melhorias na estrutura ou air bag
Crash test Renault Kwid
No segundo teste, o veículo recebeu reforços estruturais, o que permitiu que a coluna A resistisse melhor ao impacto, não colapsando. Contudo, o NCAP faz a ressalva de que o carro não aguentaria outro impacto. Após averiguar, descobriu que os reforços foram feitos apenas no lado do motorista
Crash test Renault Kwid
O terceiro e último teste foi em uma unidade com as melhorias estruturais e com air bag para o motorista. O resultado foi igual e a pontuação de segurança não foi diferente porque, com o air bag, o boneco de teste registrou uma pressão maior sobre a área do peito, mantendo as zero estrelas para proteção de adultos na frente e duas estrelas para crianças atrás