Termina amanhã (29), em Araxá (MG), o Brasil Classic Show 2016, como também é chamado o 22º Encontro Nacional de Automóveis Antigos. Bienal, o evento reúne alguns dos mais emblemáticos veículos antigos do mundo. Até o fechamento desta edição não havia sido divulgado o nome do “Best of Show” – entre tantas relíquias, três se destacavam: Lincoln K Coupe Le Baron V12, Packard Saoutchik e Rolls-Royce Phantom V PV.
Exposto pela primeira vez ao público, o exemplar do Lincoln, feito em 1936, é o único existente no Brasil. A marca de topo da Ford à época era reconhecida pelo requinte e beleza das formas de seus carrões.
Da também norte-americana Packard, o modelo exposto, de 1931, tem carroceria feita pela francesa Saoutchik. Totalmente restaurado, o carro mantêm originais todas as peças mecânicas, além de itens como estofamentos e carroceria.
Da britânica Rolls-Royce, por sua vez, o Phantom V PV 23 de 1967 é da série James Young – as marcas ParkWard, Mulliner, Hooper e Chapron também produziram carrocerias para o modelo, que foi lançado em 1959 e teve apenas 832 unidades produzidas em nove anos. Com motor 6.2 V8, cuja potência variava de 200 a 215 cv, o luxuoso sedã teve, entre os proprietários famosos, a família real inglesa.
Além desse trio, chamam a atenção no encontro modelos raros como um francês De Dion-Bouton, de 1902. Além de ser um dos veículos mais antigos existentes no Brasil, está em perfeito funcionamento e estado de conservação. Entre as várias curiosidades, uma espécie de manivela faz as vezes de volante e, por causa da disposição dos bancos, motorista e passageiro viajam de frente um para o outro.
Desenhado por Jean Bugatti, filho de Ettore, fundador da marca francesa, o Modelo 57 Stelvio DropHead Coupé, de 1939, também é único no País. O motor 3.5 de oito cilindros e 135 cv tem duplo comando no cabeçote e três válvulas por cilindro.
Da Mercedes-Benz, que patrocina o evento pela primeira vez, há uma réplica do Patent, primeiro automóvel do mundo. Um exemplar de 1959 do mítico SL 300 GullWing, ou “asa de gaivota”, também está exposto na cidade mineira.
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22º Encontro Nacional de Automóveis Antigos de Araxá
O Rolls-Royce Phantom V PV 23 foi lançado em 1959 e teve apenas 832 unidades produzidas em nove anos. O exemplar presente em Araxá é de 1967. O luxuoso sedã, cujo motor 6.2 V8 rendia entre 200 e 215 cavalos, teve, entre os proprietários famosos, a família real britânica.
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Este Bugatti Modelo 57 Stelvio DropHead Coupé, de 1939, é o único exemplar existente no País. O motor 3.5 de oito cilindros e 135 cv já trazia avanços como duplo comando no cabeçote e três válvulas por cilindro.
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O francês De Dion-Bouton 1902 é um dos automóveis mais antigos do Brasil, e encontra-se em perfeitas condições de funcionamento e conservação. Uma espécie de manivela faz as vezes de volante, e motorista e passageiro ficam um de frente para o outro.
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Embora seja de uma marca norte-americana, o Packard 1931 exposto em Araxá tem carroceria feita pela francesa Saoutchik. Totalmente restaurado, o carro mantém originais todas as peças mecânicas, além de itens como estofamento e carroceria.
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O Mercedes-Benz 300 SL, conhecido como "asa de gaivota" (pelo fato de as portas abrirem para cima), é um dos modelos mais raros da exposição. Produzido entre 1954 e 1957, foi o primeiro da marca com injeção direta de combustível (atual sistema CGI): rendia 215 cv, e alcançava 250 km/h.
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O Mercedes-Benz 300 “Adenauer” deve seu apelido ao chanceler alemão Konrad Adenauer, que utilizava o sedã como seu veículo oficial. O modelo, sofisticado, é considerado o antecessor da atual Classe S, a mais luxuosa da marca. O 300 Adenauer tem motor derivado do Asa de Gaivota, freios ventilados a tambor com servo, direção hidráulica, câmbio automático e rádio de busca automática.
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Esta é uma réplica do Mercedes-Benz Patent MotorWagen 1886, primeiro veículo automotor do mundo. O modelo, lançado como triciclo, devido à dificuldade de se acertar o ângulo de viragem na época, foi criado por Carl Benz. Em 1888, Bertha Benz, esposa de Carl, dirigiu pela primeira vez o modelo, que tinha motor de 0,9 cv, em um percurso de cerca de 100 quilômetros.