A Chevrolet lança a nova geração do Cruze no Brasil. Dono de um design mais moderno, com faróis diurnos de LED e um desenho algo cupê, o modelo começa a ser vendido por iniciais R$ 89.990 na versão LT, R$ 96.990 na LTZ e R$ 107.450 na LTZ com todos os equipamentos disponíveis e chega às lojas em julho.
A intenção da marca em dar uma aura premium ao carro, algo que a marca já teve com os Vectra mais antigos e com o Monza. Com isso, vai brigar com as versões intermediárias do Toyota Corolla e com o vindouro Honda Civic 1.5 Turbo.
Por falar em motor, o novo Cruze tem um quatro cilindros 1.4 turboalimentado que gera 153 cv e 24,5 mkgf. Reforçando essa força, há a inscrição “Turbo” na tampa do porta-malas. Já o câmbio é automático de seis marchas.
Para ajudar nesse desempenho e no consumo, o carro é 100 kg mais leve que antes e os pneus geram menos arrasto. Com isso, o novo Cruze vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos, frente aos 9,8 segundos de antes. O consumo, por sua vez, é de 7,6 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina, ambos na cidade.
O interior é melhor que o da versão americana, em um movimento inverso pouco visto no País. Mas isso tem uma explicação: nos Estados Unidos, o Cruze é um modelo de entrada, aqui é o sedã de topo da marca.
O entre eixos tem 2,70 metros, o mesmo do Corolla, o que melhorou o espaço interno. A coluna A também foi modificada e a visibilidade melhorou 11% em curvas. E o ruído do motor dentro da cabine está 50% melhor.
A lista de equipamentos é graúda. Há a nova geração do sistema de concierge Onstar, assistente de permanência na faixa, Apple Carplay e Android Auto, tela capacitiva sensível ao toque de oito polegadas com My Link, carregador de celular sem fio, assistente de estacionamento e alertas de pressão dos pneus e de valet, que avisa se o manobrista se afasta 500 metros com o carro de onde está o motorista.