Há 50 anos, a Ford desbancava a Ferrari para vencer pela primeira vez uma das mais emblemáticas – e certamente a mais desafiadora – corridas do mundo: a 24 Horas de Le Mans. O modelo que obteve esse triunfo foi P/1046, um GT de 1966 feito especialmente para essa corrida.
Agora, para celebrar esse marco, o P/1046 voltou ao Autódromo de La Sarthe, onde, no último fim de semana, foi disputada a 87ª edição da corrida francesa. E voltou em grande estilo, após passar por um extenso processo de restauração.
O trabalho, realizado pelas empresas Rare Drive e RK Motors, levou 20 meses para ser concluído. As restauradoras procuraram usar apenas peças originais, mas, quando não as encontraram, criaram réplicas perfeitas desses componentes. Exemplo é o para-brisa.
Impecável, o carro teve o número “2”, o mesmo que usou para participar da corrida de 1966, pintado à mão. Em Le Mans, ele “se encontrou” com a nova geração do Ford GT, que participou da corrida este ano, marcando o retorno da montadora americana à tradicional competição de longa duração.
O novo GT, porém, ficou fora da categoria principal. Ele atuou na GTE Pro, voltada a carros fabricados em série preparados para competição. Isso porque será lançada ainda este ano a versão de rua da nova geração do GT, em uma série limitada.
Na edição de 2016, o novo GT fez bonito. Além da pole position na GTE Pro, ele venceu a corrida em sua categoria. Isso após quase 24 horas de disputa com um modelo da Ferrari, com o qual se alternou na primeira posição.
Os tempos, porém, são outros. A Ferrari, embora apoie equipes na 24 Horas de Le Mans, deixou de investir pesado na categoria. Hoje, seus esforços no automobilismo estão todos voltados à Fórmula 1 – embora eventualmente surjam rumores sobre uma volta da italiana à corrida francesa.
Além de ter feito belas batalhas com a Ford no fim dos anos 60, a Ferrari protagonizou, em Le Mans, verdadeiros duelos com uma outra marca automotiva: a Porsche. Uma versão fictícia dessa bela briga foi até retratada em um filme, “As 24 Horas de Le Mans”, estrelada por Steve McQueen, ator e grande entusiasta da velocidade.
Diferentemente da Ferrari, a Porsche voltou recentemente a participar da 24 Horas de Le Mans, atuando na principal categoria, a LMP1, destinada a protótipos (e que também tem participações de Toyota e Audi). O retorno ocorreu em 2014 e, no ano seguinte, a montadora alemã venceu a corrida, feito que voltou a realizar no último fim de semana.
Com a vitória na edição de 2016 da 24 Horas de Le Mans, a Porsche agora soma 18 triunfos nessa corrida e amplia seu recorde como maior campeã.
Com todas essas histórias, Le Mans reforça seu papel como a corrida em que, muito mais que o piloto, vale a força de uma montadora. Foi em La Sarthe, não nos Grandes Prêmios de Fórmula 1, que as grandes marcas assinalaram seus nomes na história do automobilismo.