A carreira do Dodge Viper está chegando ao fim. Em 2016, ano em que a marca celebra 25 anos de produção do superesportivo, ele deixará de ser fabricado. Por isso, ganhará uma série especial de despedida.
Serão cinco edições limitadas, 1:28 ACR, GTS-R Commemorative ACR, VoooDoo II ACR, Snakeskin GTC e Dealer ACR. Todas terão um logotipo comemorativo do final da produção e painel de instrumentos com número de série da edição. Nele, também poderá ser grafado o nome do cliente.
Da 1:28 ACR, cujo nome é uma homenagem ao tempo recorde de volta do Viper na pista de Laguna Seca, nos Estados Unidos, serão apenas 28 unidades. Essa versão será preta com listras e rodas vermelhas. Os freios são de composto de carbono e cerâmica e os bancos esportivos trazem costura vermelha.
A GTS-R Commemorative ACR homenageia não um fato, mas sim a pintura do GTS-R de 1998, com fundo branco e faixas azuis com rodas pretas. O interior tem detalhes vermelhos. Como no 1:28, os freios são de carbono e cerâmica – essa versão traz a mais fibra de carbono. Serão 100 unidades.
Com total de 31 exemplares, a VoooDoo II ACR é a reedição de uma versão de 2010 que recebeu o mesmo. Os destaques são a pintura preta e uma faixa na cor grafite. Os bancos têm costura prata e um logotipo com o nome da edição.
Na Snakeskin, que terá 25 unidades, é a única sem o pacote ACR – um kit de pista adaptado para as ruas. Já a Dodge Dealer ACR estará disponível apenas nas concessionárias que eram os melhores vendedores do esportivo nos Estados Unidos (a da cidade Tomball, no Texas, e a de Roanoke, em Illinois).
Ela será branca com uma faixa azul e terá uma capa para cobrir o carro com a mesma combinação de cores. No interior, a costura é vermelha. Serão 33 unidades produzidas.
Em todas as versões, o motor é o 8.4 V10, que entrega 645 cv e 82,9 mkgf – trata-se do propulsor aspirado com a oferecer o maior torque. O câmbio é manual, de seis marchas.