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Jeep Renegade automático enfrenta Ford Ecosport automatizado
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Jeep Renegade automático enfrenta Ford Ecosport automatizado

Jeep Renegade e Ford EcoSport fazem disputa de utilitários-esportivos compactos sem o terceiro pedal

12 de jul, 2016 · 7 minutos de leitura.

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 Jeep Renegade automático enfrenta Ford Ecosport automatizado
Renegade custa R$ 83.290, enquanto EcoSport sai a R$ 74.490

Pioneiro entre os utilitários-esportivos compactos, o Ford EcoSport foi o “queridinho” dos clientes do segmento desde seu lançamento, em 2003, até o ano passado, quando chegaram Jeep Renegade e Honda HR-V – e o rebaixaram para o terceiro lugar no ranking de vendas da categoria. Mudanças mais profundas estão previstas para breve, mas, por ora, o veterano se vira com as armas que tem. A principal é o preço competitivo.

Por isso, ganhou versão com câmbio automatizado para acompanhar o motor 1.6, o que fez dele um dos jipinhos sem pedal de embreagem mais baratos do mercado, por R$ 74.490 na opção de acabamento SE. Além disso, a Ford, durante o mês de julho, está dando bônus de fábrica de cerca de R$ 5 mil para o carro, que está saindo por R$ 70 mil, aproximadamente.

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Com essa munição, o EcoSport chama para a briga o Renegade automático de entrada, Sport 1.8, a R$ 83.290. O duelo foi muito equilibrado graças ao preço competitivo do Ford, mas o Jeep conseguiu se sair vitorioso (por apenas dois pontos). Ele compensou a diferença significativa de preço com visual interessante, projeto moderno e um dos melhores acertos de suspensão entre os carros feitos no País.

O Jeep brilha com uma suspensão que consegue ser macia e confortável em pisos ruins, e ao mesmo tempo passa bastante segurança em velocidades mais elevadas e em curvas. O EcoSport, por ter centro de gravidade mais alto, demanda uma suspensão mais firme para fazer curvas com competência.


Já o motor 1.8 do Jeep, que tem até 132 cv, é fraco para os 1.440 kg do modelo. O câmbio automático se esforça bastante para conseguir manter o ritmo. Nesse quesito, ele é equivalente ao EcoSport, que tem propulsor mais fraco, de até 131 cv, e 200 kg a menos. Nenhum dos dois ganharia o primeiro prêmio em um concurso de agilidade.

O EcoSport até poderia ter potencial para ir melhor, mas seu câmbio automatizado, que tem seis marchas e duas embreagens, não cumpre o que esse tipo de transmissão promete. Em carros de outras marcas, é um sistema que se destaca pela rapidez. O componente da Ford, porém, faz passagens lentas e tem uma programação que lembra a de automáticos convencionais.

Ele parece indeciso na hora de subir uma marcha e por vezes dá trancos em reduções rápidas, como em retomadas de velocidade. Além disso, se não fosse o sistema que segura o carro em aclives, o câmbio poderia deixar o Ford rolar na hora de estacionar numa ladeira, por exemplo. Ao menos, o porta-malas do EcoSport é maior, com 362 litros, ante 273 litros do Jeep.


Conteúdo.Os dois têm programa eletrônico de estabilidade, controlador de velocidade de cruzeiro e sistema de som com Bluetooth, além dos triviais ar-condicionado, trio elétrico e direção assistida. A mais, o Renegade traz sensor de obstáculo traseiro e alarme.Esses itens só podem ser encontrados no EcoSport FreeStyle (como o das fotos), com preço de R$ 80.690.

(*) CORREÇÃO: a capacidade correta do porta-malas do Jeep Renegade é de 273 litros, e não 260 litros, como aparece na ficha técnica acima.


Opinião: Renegade mostra a evolução dos jipes. No segmento de utilitários compactos, é comum as fabricantes lançarem primeiro versões mais equipadas de novos modelos, para depois chegarem variantes com preço mais baixo, em busca de mais competitividade.

Enquanto o EcoSport renovado não chega, a Ford usou essa estratégia para manter o interesse do consumidor do modelo – enquanto o renovado não chega. O problema é que as novidades no segmento, como Renegade, envelheceram o pioneiro, dificultando a vida do carro feito em Camaçari (BA).

Mesmo bem mais caro, o Jeep é um dos que destronaram sumariamente o Ford, justamente por fazer valer o que cobra a mais. Ele é bem acabado, valente, bonito e moderno (sem contar o fator novidade), qualidades que a Ford vai ter que se esforçar para dar ao EcoSport. Enquanto isso, o atual vai precisar se apoiar nas promoções mesmo.


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