A Suzuki confirmou a chegada da nova geração do Vitara ao Brasil. O modelo desembarca por aqui no segundo semestre, importado da Hungria, e será uma das atrações da marca japonesa no Salão do Automóvel, que ocorre de 10 a 20 de novembro, em São Paulo.
Apesar de anunciar a vinda do modelo, a Suzuki ainda não definiu quais versões, tecnologias e motorizações serão oferecidas aqui. O plano é trazer opções para brigar com as de topo dos utilitários-esportivos (SUVs) compactos, como Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks.
Na Europa, a nova geração do Vitara tem uma aparência lúdica, que pode contar com o teto na cor branca, independentemente da cor da carroceria. Por dentro, o painel traz uma faixa colorida na mesma tonalidade da lataria. Há ainda um pacote urbano e um “aventureiro”, com apliques plásticos mais pronunciados nas portas, nos para-choques e no suporte de placa.
Na parte mecânica, o Vitara é oferecido com dois motores a gasolina na Europa. O 1.6 aspirado gera 120 cv a 4.400 rpm e o 1.4 turbo com injeção direta de combustível entrega 140 cv. Ambos podem vir com câmbio automático de seis marchas ou manual de cinco ou seis velocidades. Há opções de tração dianteira ou integral.
No quesito tecnologia, o novo Vitara traz controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, aviso de aproximação ao veículo da frente e assistente de frenagem (que em caso de risco de colisão aplica força antecipada nos freios). A central multimídia tem integração com Apple CarPlay (para Iphone) e espelhamento de smartphone.