
A BMW encerrou a produção do roadster Z4 esta semana na Alemanha. O modelo, que era montado na fábrica da marca em Regensburg, teve mais de 115 mil unidades vendidas ao redor do mundo desde o lançamento da segunda geração em 2009 e deve ganhar um substituto apenas em 2018. Ele foi o último BMW a ser equipado com o elogiado motor 3.0 da linha N54, que passou pro evoluções e tem variantes mais modernas atualmente.
O próximo roadster da marca já está em desenvolvimento em conjunto com a Toyota. O modelo já foi flagrado em testes e vai trocar o sistema de teto rígido escamoteável por uma capota de lona, mais leve e prática. O novo carro será feito na Áustria, pela Magna Steyr, e terá uma versão Toyota.
Os motores serão BMW, mas uma versão híbrida terá tecnologia japonesa. Ainda não se sabe se este terá um conjunto inteiramente feito pela Toyota ou usará um motor a combustão da BMW com a parte híbrida da Toyota. Além disso, a marca alemã já confirmou que o novo carro não terá versões esportivas preparadas pela divisão M.