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Moto do Batman vai a leilão no Reino Unido
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Moto do Batman vai a leilão no Reino Unido

Batpod à venda é a 'moto' utilizada por Batman na trilogia de filmes dirigida por Christopher Nolan

08 de set, 2016 · 3 minutos de leitura.

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 Moto do Batman vai a leilão no Reino Unido
Batpod foi guiado por Christian Bale na pele de Batman e Anne Hathaway, como mulher gato

Para muitos, um sonho de consumo seria poder ter um dos vários Batmóveis que o homem-morcego já guiou no cinema, na garagem de casa. Mas se alguém se contentar com a moto do herói de Gotham, ela está sendo leiloada.

O Batpod, como era chamado, estrelou os dois últimos filmes (“O Cavaleiro das Trevas” e “O Cavaleiro das Trevas Ressurge”) da trilogia comandada pelo diretor Christopher Nolan, cujo herói era vivido por Christian Bale.

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Desenvolvido especialmente para o filme, o Batpod tem chassi em aço tubular montado em pneus de arrancada Hoosier com 31 polegadas. O motor é um 750 cm³ Honda e o acabamento da moto é de fibra de vidro, plástico e resina.

A descrição do anúncio diz que ele tem alguns riscos nos painéis e alguma corrosão leve no chassi, com danos na metralhadora do lado esquerdo como resultado de uso no filme. Um suporte de metal acompanha a moto.

Com 3,80 metros de comprimento, 1,20 m de largura e 1,07 m de altura, o veículo não traz o tanque e o sistema de acelerador, ou seja, serve apenas para exposição. Para garantir a procedência, o Batpod vem com um certificado de autenticidade fornecido pela Warner Bros. O valor de arremate deve ficar entre 60 mil e 80 mil libras esterlinas, algo entre R$ 260 mil e R$ 345 mil.



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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”