A Aliança Renault-Nissan fechou uma parceria com a Microsoft para desenvolver a nova geração de tecnologias de conectividade, como navegadores avançados e monitoramento remoto dos veículos pela plataforma Azure, criada pela gigante dos computadores. A parceria também vai contribuir para o desenvolvimento de veículos autônomos da fabricante.
Segundo o vice presidente da Aliança, Ogi Redzic, os trabalhos em conjunto com a Microsoft vão acelerar a finalização dos novos sistemas que equiparão modelos de maior volume de produção. A ideia da marca franco-japonesa é lançar mais de 10 modelos com tecnologia de condução autônoma em 2020. Um dos pontos chave do sistema é entregar serviços para que os usuários aproveitem melhor o tempo livre criado com a direção autônoma.
Para a Renault-Nissan, a Azure concentra o uso de vários tipos de sistemas, linguagens de programação e ferramentas, com flexibilidade para conectar os dados do carro com a agenda do usuário e até redes sociais, por exemplo. Os proprietários ainda poderão baixar atualizações pela internet, sem a necessidade de ir até uma revenda.