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Renault mostra o Clio RS 16 em Paris
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Renault mostra o Clio RS 16 em Paris

Renault Clio RS 16 é a versão esportiva que vem com a marca da divisão esportiva da marca e 270 cv

01 de out, 2016 · 2 minutos de leitura.

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 Renault mostra o Clio RS 16 em Paris
Clio RS 16 conceito

A Renault mostrou o Clio RS 16 no Salão de Paris. Fruto do bom trabalho de sempre da divisão esportiva da marca, a RS, o modelo tem motor 2.0 Turbo quatro-cilindros que gera nada menos que 270 cv. O câmbio é manual de seis marchas.

O RS 16 é um conceito por enquanto, mas a Renault Sport não esconde que o carro tem tudo para ser feito em breve. A maior parte dos componentes da transmissão, por exemplo, são do Megane RS, assim como o motor, então a marca não teria dificuldade nenhuma em fazer uma versão em série do “monstrinho”.

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Na parte visual o modelo já não tem nenhuma futurologia comum aos conceitos e todo o conjunto bem palpável. É bem provável, portanto, que após a boa acolhida pelo público em Paris, ele já surja como modelo de série no Salão de Genebra em março de 2017.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.