Você está lendo...
Mercedes terá submarca de elétricos
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Mercedes terá submarca de elétricos

Seguindo os passos da arquirrival BMW, montadora alemã deverá lançar divisão sustentável em 2020

02 de out, 2016 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Mercedes terá submarca de elétricos
Generation EQ, protótipo que apresenta primeiro carro da submarca, é atração no Salão de Paris

A BMW saiu na frente das concorrentes alemãs – e de todas as marcas do mundo – ao lançar a submarca “i”, voltada a modelos sustentáveis, que tem em sua gama o elétrico i3 e o esportivo híbrido i8. Agora, a Mercedes-Benz deve recuperar o tempo perdido e criar a EQ, em estratégia bem semelhante à da concorrência.

A EQ, no entanto, deverá ter apenas modelos elétricos, tecnologia que domina as pautas de discussão e é tida como o futuro da mobilidade na Europa. Tanto que foi o tema central dos dois dias de prévia do Salão de Paris, evento que abriu as portas ao público neste sábado (1º). Na feira, estão sendo apresentados protótipos com soluções de eletrificação mais realistas.

Publicidade


Entre eles está o crossover Generation EQ, que deve dar origem ao primeiro carro da submarca EQ, prevista para ser lançada em 2020. O protótipo foi apresentado na quinta-feira (29) pelo presidente mundial da Daimler (grupo que tem a Mercedes-Benz como principal marca), Dieter Zetsche (abaixo).

(Foto: Jacky Naegelen/Reuters)


O destaque desse protótipo fica por conta da autonomia, que, segundo informações de Zetsche, é de 500 km por recarga de bateria. O baixa autonomia era, até agora, o principal entrave à consolidação do carro elétrico, que não emite poluentes.

O jipinho conceitual da Mercedes é um das respostas a esse contratempo, assim como o Volkswagen I.D., também mostrado em Paris e com autonomia para rodar até 600 km por recarga – esse modelo também deverá ser lançado em 2020, segundo sua fabricante.


(Foto: Miguel Medina/AFP)

Antes, no Salão de Frankfurt (Alemanha) do ano passado, Audi e Porsche já tinham mostrado protótipos totalmente elétricos com 500 km de autonomia. Todos esses carros têm versões finais confirmadas para os próximos anos.

De acordo com informações da Mercedes-Benz, o Generation EQ tem 71,4 mkgf de torque. Com isso, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos, ainda conforme a fabricante.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.