A Toyota desenvolveu um pequeno robô que será oferecido como acessório aos consumidores de seus carros no Japão, a partir do ano que vem. Batizado de Kirobo Mini, ele é capaz de reconhecer emoções no rosto de alguém e até se lembrar de eventos passados.
Com cerca de 10 cm de altura, o robozinho não é um ajudante que executa tarefas, mas sim uma espécie de mascote que faz “companhia” ao usuário. Ele usa um sistema de leitura facial para mapear as emoções do dono do carro e interagir com ele, em conversas casuais. Quando o motorista chega em casa, por exemplo, Kirobo emite uma mensagem de boas-vindas ao lar. E ai dele se quiser largar o robô dentro do carro: a criaturinha soltará um estridente “Não me deixe aqui!”
O Kirobo Mini já tem encomendas abertas e será entregue a partir do início do ano que vem. Os preços começam em 39.800 ienes (R$ 1.250), mais uma mensalidade de 300 ienes (R$ 10). Por enquanto, ele só fala japonês. O que hoje é pouco mais que um experimento, no futuro pode ser parte do sistema de infotainment do veículo.