A Mini enfim mostrou a nova geração do jipinho Countryman. O modelo cresceu em tamanho para voltar a ser o maior Mini à venda, posto até então perdido para a perua Clubman, lançada em 2015. Agora o modelo tem porte próximo de SUVs compactos, como o Audi Q3.
Os traços principais foram mantidos, mas o Countryman 2017 ganhou mais ângulos e um ar mais robusto. Dentro, a cabine é praticamente igual à de outros modelos da Mini, com uma tela central comandada por um seletor giratório no console e os instrumentos pequenos montados à frente do motorista. O porta-malas chega a 450 litros.
Sob o capô, várias opções de motor. Além dos propulsores a diesel e gasolina com potências entre 136 cv e 192 cv, a novidade é um conjunto híbrido plug-in, que usa o mesmo conjunto do BMW 225xe, composto por um 1.5 turbo de três cilindros e um motor elétrico, que juntos rendem até 224 cv.
O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas ou automático de oito marchas. Há tração integral como opcional para toda a gama. A versão JCW, com motor 2.0 turbo de 231 cv, é aguardada para 2017.
As entregas começam em março do ano que vem. A versão híbrida chega às ruas europeias em junho.