Nem só de carro parado vive o Salão do Automóvel. Do lado de fora do pavilhão de exposições, várias montadoras oferecem test-drives. Volkswagen, Nissan, Land Rover, Chevrolet, Peugeot e Citroën reservaram modelos para serem experimentados pelo público. Em alguns casos, o visitante vai ao lado de instrutores. Em outros, assume o volante. O agendamento deve ser feito no estande de cada empresa.
A Volkswagen preparou uma reta, na qual é possível disputar prova de arrancada com três modelos TSI (turbo): Up!, Golf e Tiguan. Os “competidores” alinham na largada e arrancam. Ao final, quem ganha leva um boné de brinde. O casal André Monte e Edilaine Nascimento foi para o desafio.
Na primeira tentativa, quem levou a melhor foi ela. Mas, na segunda largada, o namorado foi quem saiu com o boné de vencedor: “Eu é que deixei”, brinca Edilaine, dona de um Up!. “A experiência é sensacional”, avalia André. Para participar, é preciso ser habilitado, preencher um cadastro e passar pelo teste de alcoolemia (bafômetro).
Até o limite. Volkswagen, Chevrolet e Land Rover montaram também um percurso com obstáculos, contendo subidas, descidas, inclinação lateral e outros exercícios, para demonstrar o potencial de seus carros.
A Land Rover trouxe da Inglaterra um equipamento chamado Twin Terrapod, que eleva o veículo a sete metros de altura. O aclive é feito em ângulo de 40 graus, enquanto o declive tem 42 graus.
Além disso, há exercícios que deixam o carro bem inclinado lateralmente, enquanto outros mostram o trabalho da suspensão. Os estudantes Paulo Tavares e Raphael Meza aprovaram a experiência. “Ela serve para mostrar os limites extremos do carro”, diz Tavares.
O roteiro preparado pela Chevrolet, para a S10 e Trailblazer, também tem rampa, que eleva os carros a 6,8 metros de altura. Além disso, há um tanque de submersão, com 60 cm de água, e um percurso de terra. Os visitantes podem agendar horário do teste pelo sistema OnStar (o dispositivo de auxílio dos veículos da marca), no estande da montadora.
No caso da Nissan, dá para fazer um teste “virtual”, com óculos 3D, que demonstra algumas funcionalidades do carro. Depois da experiência estática, o visitante é convidado a realizar o test-drive real. A marca está oferecendo toda a sua linha nacional, em um percurso curto, que permite explorar tecnologias dos veículos, como o sistema de câmera.