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Jaguar Land Rover mantém projeto de investir no Brasil
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Jaguar Land Rover mantém projeto de investir no Brasil

Jaguar Land Rover assume compromisso de manter fábrica nacional e de continuar investindo no mercado brasileiro

14 de nov, 2016 · 3 minutos de leitura.

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 Jaguar Land Rover mantém projeto de investir no Brasil
Operação com fábrica será mantida independente do Inovar-Auto

A Jaguar Land Rover continua firma em seu projeto de fabricar carros no Brasil, apesar de não saber quais serão os próximos passos do governo em relação à renovação do Inovar-Auto ou a aplicação de um novo projeto para incentivo da indústria automobilística.

Segundo o Diretor da JLR Overseas (de mercados fora da Europa), Dmitri Kolchanov, a empresa britânica segue comprometida com o Brasil e manterá a produção nacional do Discovery Sport e do Evoque, ambos com o motor 2.0 turbo a gasolina de 240 cv e, em breve, também com o 2.0 turbodiesel de 180 cv.

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Kolchanov disse ainda que o mercado voltará a crescer, mas obviamente não tão rápido quanto estava antes da crise. Questionado sobre o que a empresa espera do governo, ele afirmou que o importante é a estabilidade em relação aos próximos rumos, independentemente de quais eles sejam.

O novo produto da Jaguar, o SUV F-Pace, por enquanto não será nacionalizado, apesar dos rumores que surgiram. Kolchanov disse que se houver uma demanda que justifique, é possível que a nacionalização seja considerada.

Discovery. O novo SUV grande da marca chega para um mercado que, de acordo com o executivo, não é um dos principais do mundo quando o assunto é utilitário médio, mas a empresa acredita que a força do nome Discovery dentro desse universo vai ajudar a alavancar as vendas, tanto entre os consumidores que já trabalham com gerações anteriores do jipão, quanto com novos clientes de outros segmentos ou que migram de produtos da concorrência.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”