A atração desta terça-feira (15) no Salão do Automóvel de São Paulo foi a exposição “Mostra Ícones Volkswagen”, que a montadora promoveu na área externa do Expo São Paulo, local onde ocorre, até o próximo domingo (20), o evento.
A exposição, que ocorreu durante toda o dia de terça-feira, reuniu 50 modelos que marcaram a história da Volkswagen no Brasil. Para cada década, havia um carro de destaque.
Os anos 50 foram representados pelo Fusca alemão, enquanto os ícones da década seguinte foi representada pela Kombi 1960 lançada no Salão de São Paulo daquele ano. Um exemplar raríssimo foi totalmente restaurado e levado de volta à mostra, 56 anos depois.
Da década de 70, o destaque é o Passat. Os anos 80 foram representados pelo Gol GT e os 90, pelo Golf GTI. Também entre os representantes dessa década está a perua Parati.
Dos anos 2000, chamaram a atenção o Polo GTI, série especial do carro importada da Alemanha, e a releitura do Fusca.
O evento reuniu diversos clubes de fãs da marca. Os modelos expostos chegaram ao São Paulo Expo em carreata (foto acima), que passou por diversas ruas da capital paulista.
GALERIA: OS CARROS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DO BRASIL
1/13
FIAT UNO
Lançado em 1984, o Uno original foi o primeiro carro "popular" do País, inaugurando o motor 1.0 dez anos após seu lançamento. Econômico e durável, sobreviveu até 2014.
2/13
CHEVROLET OPALA
O Opala foi um dos mais icônicos sedãs nacionais e foi objeto de desejo de muitos brasileiros. Com tração traseira e interior requintado, foi fabricado até 1992.
3/13
FIAT 147
Primeiro Fiat produzido no Brasil, o simático 147 também foi o primeiro carro movidoa etanol feito no País.
4/13
VW GOL
O Gol dispensa apresentações, tendo sido campeâo absoluto de vendas no País por mais de duas décadas. O modelo teve várias séries especiais e versões mais potentes, como as aclamadas GTi (na foto).
5/13
FORD ESCORT
O Escort foi responsável por popularizar a Ford no Brasil e foi um dos Ford a ter mais amplitude de mercado, desde versões de entrada, com as Hobby (que tiveram até motor 1.0), até os desejados esportivos XR3.
6/13
VW KOMBI
Uma das pioneiras da indústria automobilística nacional, a Kombi esteve presente no dia a dia de muitos brasileiros.
7/13
FIAT TIPO
O Tipo foi um dos primeiros importados a ganhar volume significativo de vendas no País, tendo sido o mais vendido durante alguns meses em 1997, antes dos problemas com incêndios derrubarem a imagem do carro.
8/13
VW FUSCA
O Fusca foi outro a estar presente na vida de uma enorme quantidade de brasileiros. O "besouro" chegou a voltar a ser produzido entre 1993 e 1996, a pedido do então presidente Itamar Franco.
9/13
VW PASSAT
O Passat quebrou paradigmas e foi o primeiro VW vendido no Brasil com refrigeração líquida, ante os antigos motores a ar usados pela fabricante.
10/13
FORD GALAXIE
O Galaxie foi um dos grandes carros nacionais, literalmente. O modelo teve opção de motor V8 e câmbio automático, um dos primeiros a oferecer tais recursos considerados de luxo na época.
11/13
CHEVROLET KADETT
O hatch médio representou um salto de modernidade para a Chevrolet brasileira, com motores 1.8 e 2.0, além do icônico GSi, que tinha opção conversível.
12/13
CHEVROLET OMEGA
Sucessor do Opala, o Omega nacional também trazia tecnolgias ineditas ao mercado brasileiro e tinha na gama a elegante perua Suprema (foto).
13/13
CHEVROLET MONZA
Um dos primeiros sedãs médios de prestígio no País, o Monza era sonho de consumo da classe média brasileira. Apesar de ter sido lançado como hatch, o modelo fez mais sucesso como três volumes, que foi produzido até 1996.