A JAC está lançando uma opção sem pedal de embreagem para o utilitário compacto T5. A nova versão custa R$ 69.990 e traz uma transmissão do tipo CVT, de relações continuamente variáveis. É o primeiro modelo que a chinesa oferece no mercado brasileiro com câmbio automático.
O motor é o conhecido 1.5 16V flexível, que rende 125 cv com gasolina e 127 cv com etanol. Ele já equipava a versão manual do T5, que foi lançada sem alarde em março deste ano.
A marca aposta que a nova opção dê um bom impulso às vendas do modelo, já que cerca de 75% das vendas no segmento são de unidades com algum tipo de transmissão que dispense o pedal de embreagem.
Para emplacar o T5 no mercado, a JAC novamente aposta na combinação entre conteúdo bem recheado e preço competitivo. A tabela fixada permite ao modelo disputar mercado com as opções de entrada – com câmbio manual – dos rivais mais baratos do segmento, como Renault Duster e Ford EcoSport.
As versões de entrada do Renault e do Ford custam R$ 67.170 e R$ 68.690, respectivamente, mas a do Duster é depenada a ponto de oferecer rodas de aço sem calotas e para-choques de plástico sem pintura. Sem o terceiro pedal, os dois modelos partem de R$ 83.450 (o Renault só tem caixa automática com motor 2.0) e R$ 78.150 (para o EcoSport).
O pacote de equipamentos inclui ar-condicionado digital, direção elétrica e central multimídia com tela de 8 polegadas, câmera de ré e função para espelhamento de celulares.
Há, ainda, regulagem de altura do banco do motorista, controle de velocidade de cruzeiro, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, assistente para partida em rampas, controles de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, faróis e lanternas de neblina, computador de bordo, rodas de liga leve de 16″ e luzes diurnas de LEDs.
Trata-se do mesmo conteúdo da configuração de topo da versão manual, que hoje responde por praticamente todas as vendas do modelo. A JAC começou ofertando o T5 manual em três pacotes de equipamentos, mas percebeu que as versões mais básicas, sem central multimídia, quase não encontravam interessados.
A versão manual de topo vinha sendo vendida por R$ 69.990 e a automática, de acordo com a JAC, deveria custar R$ 74.990. Mas a chinesa resolveu oferecer a automática pelos mesmos R$ 69.990 da manual, como estratégia agressiva de lançamento, a título de “preço promocional”, pelo menos até o fim deste ano. A automática deve responder por quase 80% do mix, até porque a manual não terá redução de preço nas lojas.
A expectativa é comercializar entre 300 e 350 unidades do T5 ao mês. A marca nem poderia vender muito mais, pois, até que o Inovar Auto termine, no fim de 2017, sua cota é de 5 mil carros por ano, pouco mais de 400 unidades ao mês.