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Neymar bate sua Ferrari Spider 458 na Espanha
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Neymar bate sua Ferrari Spider 458 na Espanha

Jogador brasileiro perdeu o controle do veículo às vésperas de partida, mas não sofreu ferimentos

29 de nov, 2016 · 2 minutos de leitura.

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 Neymar bate sua Ferrari Spider 458 na Espanha
Ferrari 458 do atacante Neymar

O atacante Neymar bateu sua Ferrari Spider 458 às vésperas da partida do Barcelona contra a Real Sociedad, realizada no último domingo (27) e que terminou em um empate por 1 a 1. O jogador de 24 anos aparentemente perdeu o controle do carro na saída de uma rampa escorregadia e deu um giro de 180 graus. Felizmente o astro não se machucou, mas a Ferrari sofreu danos leves.

Quem deu a notícia sobre o ocorrido foi Lionel Messi, seu companheiro de equipe, por meio de postagem no Twitter. “Neymar sofreu um pequeno acidente nesta manhã, enquanto dirigia para o centro de treinamento. Felizmente ele está seguro e poderá jogar nesta noite.”

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O jogador brasileiro comprou a Ferrari no ano passado, quando publicou uma postagem no Instagram para registrar o feito. Nela, afirmou que possuir um supercarro produzido pela fabricante italiana era um sonho de criança.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.