A Rolls-Royce está próxima de anunciar seu primeiro SUV. Conhecido apelas pelo nome do Projeto, que é Cullinan, o esportivo utilitário é chamado pela empresa de “veículo alto para todos os terrenos”, e será o primeiro na história da marca a oferecer tração integral – até então todos os sedãs, cupês e conversíveis contavam apenas com tração traseira.
Ao invés de esperar surgir flagras, a própria Rolls-Royce vem divulgando aos poucos imagens sobre o progresso do Cullinan. Apesar de ainda estar camuflado, o protótipo aparenta ser uma versão mais alta do Phantom – sedã mais clássico da companhia. Uma das características dos Rolls-Royce que são as portas traseiras suicidas, que abrem para trás, serão abandonadas em detrimento da abertura convencional.
Segundo o CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös, o projeto Cullinan será o primeiro veículo da marca a utilizar a nova plataforma que utiliza mais alumínio para poder reduzir o peso e mesmo mantendo o motor V12 tornar os carros mais leves e econômicos para atingir as regras de emissões de poluentes mais restritas ao redor do mundo. Em 2018, a plataforma também dará origem a outros modelos, como a nova geração do Phantom.