Comprei um Cherokee 2012 usado em julho de 2013. A partir de 2014, surgiram falhas nos instrumentos do painel, na ventoinha do radiador, no alarme e em outros dispositivos elétricos. O veículo foi encaminhado quatro vezes à concessionária, que sempre o devolveu no mesmo estado, apesar de informar que o carro estava em perfeitas condições. Há três dias, os problemas reapareceram, sendo que o carro havia estado na autorizada duas semanas antes. Contatei a central de atendimento da Jeep, que se recusou a dar assistência técnica, alegando fim da garantia, mas a cobertura de fábrica ainda não expirou. A concessionária também não apresentou uma solução, e, nessas condições, não me sinto segura para continuar usando o carro. Quero devolvê-lo e receber de volta uma importância que corresponda ao seu valor de mercado.
Claudia Mariane Lourenço, BARUERI (SP)
Jeep responde: o veículo foi reparado em garantia e entregue em perfeitas condições de uso.
A leitora confirma que houve novo reparo, mas diz que o resultado foi igualmente insatisfatório, pois em menos de dois meses todos os problemas na parte elétrica reapareceram.
Advogado: a leitora tem o direito de exigir a troca do veículo por outro de valor correspondente. Se preferir, pode executar os reparos em oficina especializada e idônea e cobrar o reembolso do valor gasto com o conserto.
Confira outras queixas publicadas na coluna Defenda-se desta semana:
FORD ECOSPORT
Mangueira em falta
Há quatro meses, fiz o pedido de uma mangueira do ar-condicionado de meu EcoSport, para troca em garantia. Até hoje, ainda não conseguiram encontrar a peça de reposição em nenhum lugar. Por causa do calor, é insuportável rodar com os vidros abertos, inclusive em dias de chuva. Posso mandar fazer o serviço em oficina particular e ser ressarcido dos gastos? Agradeço e aguardo um retorno, pois, além de ser falta de consideração com o cliente, é um absurdo a peça não estar disponível na Ford.
Silvio Luis Abad, CAPITAL
Ford responde: caso resolvido.
O leitor diz que cansou de esperar a montadora liberar o conserto e vendeu o carro. Ele conta que teve de conceder um grande desconto no preço, por causa do defeito que não foi resolvido pela empresa.
Advogado: a perda que o leitor sofreu, por ter vendido o veículo com preço inferior ao de mercado, deve ser reparada pela Ford, que deu causa ao prejuízo quando descumpriu o dever legal de manter peças de reposição disponíveis.
FORD FOCUS
Idas e vindas à concessionária
Desde que levei meu Focus para a primeira revisão, em junho de 2014, venho reclamando de problemas de trepidação no câmbio, barulhos na caixa de direção e péssima sintonia do rádio. Aliás, na autorizada removeram o forro e trocaram toda a fiação da antena, mas isso de nada adiantou. Sobre os demais itens, após muita insistência a concessionária encomendou uma nova caixa de direção, já entregue, e uma nova embreagem, que ainda não chegou. Tempos depois, as rodas do carro começaram a descascar e também terão de ser trocadas. Se não bastassem todos esses inconvenientes e visitas não programadas à oficina, aguardo há dois meses a chegada da embreagem e das rodas, sem qualquer previsão de entrega. O veículo está em situação deplorável, com ruídos insuportáveis na caixa de direção, embreagem patinando como se fosse um carro velho e com as rodas descascando mais e mais. É revoltante pagar mais de R$ 90 mil para ter um produto de tão baixa qualidade.
Tiago Borges Iglesia, CAPITAL
Ford responde: o veículo foi devolvido em perfeito estado.
O leitor diz que o reparo do câmbio ficou bom, mas ainda há problemas na caixa de direção e na suspensão. Além disso, a recepção do rádio continua ruim.
Advogado: a lei garante à montadora o direito de consertar o carro defeituoso antes de ser obrigada a trocá-lo. Nesse caso, porém, o reparo deverá ser definitivo. Quando o comprador de um veículo novo é obrigado a solicitar repetidamente o reparo do mesmo defeito, ele ganha o direito de exigir a troca do produto.
Quer participar? Envie um resumo do problema com seu nome, telefone, endereço com município, RG e CPF para o e-mail: jcarro@estadao.com